Voluntariado em tempos de crise

.Por Roberto Ravagnani.

Na verdade o voluntariado sempre encara o tempo como tempo de crise, pois sempre o que se tem a fazer é urgente, pessoas passando fome, com necessidades de atendimento de saúde, moradia, trabalho, educação, roupas, sapatos, nossas cidades sempre estão precisando de plantas, cuidados com o lixo gerado, cuidados para diminuir a poluição, cuidados com as águas, cuidados com a ética na administração pública, transporte público, cuidado com os idosos, tudo isso é emergencial, pois tudo isso não pode esperar.

(imagem gordon johnson – pl)

Portanto trabalhar me crise ou fora dela é trabalho para o VOLUNTÁRIO sempre, nada de muito novo, até mesmo o trabalho on line, hoje tão necessário, já vinha sendo utilizado e usufruído por diversos voluntários espalhados pelo mundo, hoje foi intensificado e surgiu não só novas possibilidades mas deu a oportunidade para muitos conhecerem e começar a fazer uma atividade voluntaria pela primeira vez.

Santa crise, desculpe-me, mas uma crise nunca é boa, mas se temos e acho que devemos, observar pontos positivos de qualquer situação, desta crise também devemos, com todo o respeito a quem perdeu um ente querido e sem banalizar ou julgar nada e ninguém, tirar algo de positivo, como nossa imersão em nós mesmos e as oportunidades de muitos conhecerem e começarem a praticar um trabalho voluntário e a partir de então, mesmo pós pandemia, continuarem a perceber a importância desta atividade, que ainda não tinha tomado o seu devido lugar no vocabulário e pensamentos de muitos de nós.

Certamente teremos um mundo antes e outro depois da pandemia, qual será o novo não conseguimos fazer esta previsão, mas uma coisa tenho certeza que a solidariedade estará mais presente na vida de todos, de uma forma até estratégica, como forma de preservar as relações e fortalecer a sociedade e a forma de melhor sobrevivermos onde escolhemos para isso. Nossa terra agradece e espera que isto se torne uma realidade em breve. Vamos todos fazer um mundo diferente, a possibilidade está em nossas atitudes.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

18 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago