.Por Roberto Ravagnani.
Na verdade o voluntariado sempre encara o tempo como tempo de crise, pois sempre o que se tem a fazer é urgente, pessoas passando fome, com necessidades de atendimento de saúde, moradia, trabalho, educação, roupas, sapatos, nossas cidades sempre estão precisando de plantas, cuidados com o lixo gerado, cuidados para diminuir a poluição, cuidados com as águas, cuidados com a ética na administração pública, transporte público, cuidado com os idosos, tudo isso é emergencial, pois tudo isso não pode esperar.
Portanto trabalhar me crise ou fora dela é trabalho para o VOLUNTÁRIO sempre, nada de muito novo, até mesmo o trabalho on line, hoje tão necessário, já vinha sendo utilizado e usufruído por diversos voluntários espalhados pelo mundo, hoje foi intensificado e surgiu não só novas possibilidades mas deu a oportunidade para muitos conhecerem e começar a fazer uma atividade voluntaria pela primeira vez.
Santa crise, desculpe-me, mas uma crise nunca é boa, mas se temos e acho que devemos, observar pontos positivos de qualquer situação, desta crise também devemos, com todo o respeito a quem perdeu um ente querido e sem banalizar ou julgar nada e ninguém, tirar algo de positivo, como nossa imersão em nós mesmos e as oportunidades de muitos conhecerem e começarem a praticar um trabalho voluntário e a partir de então, mesmo pós pandemia, continuarem a perceber a importância desta atividade, que ainda não tinha tomado o seu devido lugar no vocabulário e pensamentos de muitos de nós.
Certamente teremos um mundo antes e outro depois da pandemia, qual será o novo não conseguimos fazer esta previsão, mas uma coisa tenho certeza que a solidariedade estará mais presente na vida de todos, de uma forma até estratégica, como forma de preservar as relações e fortalecer a sociedade e a forma de melhor sobrevivermos onde escolhemos para isso. Nossa terra agradece e espera que isto se torne uma realidade em breve. Vamos todos fazer um mundo diferente, a possibilidade está em nossas atitudes.
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…