Pandemia: racismo estrutural e o silêncio na imprensa

.Por Ricardo Alexandre Correa.

Chega um momento em que o silêncio é traição.

(Martin Luther King Jr.)

Nestes tempos de pandemia, a preocupação com a propagação da Covid-19 tem feito com que vários especialistas, governantes e jornalistas discutam, diariamente, na imprensa, medidas para não colapsar o sistema de saúde brasileiro, visando à diminuição da propagação do vírus, e políticas para amparar as famílias atingidas com o isolamento social.

(foto marcello casal jr – arq – ag brasil – ilust)

No caso desta demanda, não me lembro de ter presenciado tamanha preocupação com a pobreza como está sendo agora. Isto é ótimo, contudo, tenho ressalvas com a maneira que estão conduzindo a discussão. Não há abordagem das questões raciais como elemento fundamental na pobreza da população, sendo que a premissa do debate deveria ser o reconhecimento de que os mais desfavorecidos, economicamente, têm a pele negra.1

O racismo estrutural atinge frontalmente a maioria da população pobre, destinatárias das consequências nefastas durante a pandemia, portanto, o debate que cruza as condições econômicas com a raça não deveria ser silenciado.

O momento é dramático, nesse sentido, é primordial desenvolver uma nova consciência social, carregada com olhares humanos que reconheçam as mazelas onde os negros se encontram. Estamos numa situação em que nossos corpos irão ocupar a maioria das valas nos cemitérios do país. Assim sendo, é dever da imprensa amplificar a negligência do Estado no combate ao racismo estrutural, pois a omissão tem permitido a manutenção do privilégio de uma minoria branca, resultando na eliminação dos direitos dos negros.

Moramos nas periferias das cidades, ausentes de condições estruturais para cumprir as orientações de higiene como pede as autoridades de saúde nesse período de isolamento social − que por sinal tem acarretado outras conseqüências. Para se ter uma ideia, álcool em gel na periferia é luxo. O racismo estrutural responde pela quantidade monumental de negros ocupando o mercado de trabalho informal, no qual somente temos renda se estivermos trabalhando.

No mercado de trabalho formal, estamos na lista de potenciais demitidos com a crise instalada, isto porque somos a classe dos trabalhadores mais explorados. E cabe lembrar que antes da pandemia, dados do IBGE apontavam que 64% dos desempregados eram negros. Imagine como serão os números depois da pandemia.2

Concordamos com as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, e as ações promovidas pelos governos no combate a Covid-19. Alertamos apenas à imprensa o quão é importante no debate público a demonstração de que o racismo criou estruturas discriminatórias, sendo responsável por esses milhares de famintos que pedem socorro.

Não basta lançar luz sobre os mais pobres e não reconhecer as raízes da opressão. A sociedade precisa tomar um choque de realidade, e fazer uma autoavaliação das próprias práticas racistas. Decerto que em algum momento a pandemia será superada e os negros seguirão sobrevivendo com as permanentes dificuldades. Ou plantamos a semente que colocará um fim a seletividade humana, em função da cor da pele, ou continuaremos sendo uma sociedade que não aprende com a história.

1 Números expõem desigualdade racial no Brasil

Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2019/11/20/consciencia-negra-numeros-brasil/>. Acesso em: 04 abr.2020

2 IBGE: 64% dos desempregados são negros e informalidade alcança 47%

Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2019/11/13/ibge-64-dos-desempregados-sao-negros-e-informalidade-alcanca-47>. Acesso em: 02 abr.2020

Recent Posts

Duo Música de Interior vai das raízes caipiras ao folclore latino-americano em ‘Braços Abertos’

(foto divulgação) O Duo Música de Interior, formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, apresenta…

13 hours ago

Carta na Breja 16,3% conversa com Marina Helou, pré-candidata a deputada federal

https://www.youtube.com/live/yLRhAJZarLI?si=oOFxkCt04yFR5Ky_ Carta na Breja 16,3%, que será apresentado ao vivo nesta segunda-feira, 22 de junho,…

14 hours ago

Encontro do Barão Vermelho tem show confirmado em Campinas e ingressos já estão à venda

(foto divulgação) Os fãs de rock nacional já podem se preparar para uma noite histórica…

15 hours ago

Campinas terá novo ato em defesa da educação pública nesta terça-feira em frente à Prefeitura

Cartaz em manifestação pela educação em Campinas (foto reprodução vídeo instagram) Trabalhadores da educação, entidades…

16 hours ago

Cursos gratuitos de audiovisual selecionam participantes para produzir curtas sobre Carlos Gomes

(foto firmino piton - pmc) Estão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos de audiovisual…

18 hours ago

Semana da Escola Livre de Música (ELM) reúne apresentações gratuitas na Unicamp

(foto reprodução instagram) Com a Banda Sinfônica e convidados será aberta nesta segunda-feira, 22 de…

19 hours ago