O voluntariado mostra sua cara

.Roberto Ravagnani.

Em tempo de pandemia e quarentena, brigas políticas, desespero econômico, salta aos olhos as ações de voluntariado por todos os cantos do mundo e das formas mais diferenciadas, disponíveis para quase todos os perfis de pessoas que buscam uma atividade voluntária e para os que precisam de uma ação de voluntariado.

( foto benfuenfundachtzig -pl)

O voluntariado vai sair desta crise mundial, assim como todos nós, reinventado e com o seu valor definitivamente entendido por todos, ou pela grande maioria, pois o vírus nivelou as expectativas e necessidades de praticamente todos no mundo, lógico que com diferenças para alguns que tinham mais que os outros, economicamente falando, mas emocionalmente quase todos seguem no mesmo barco da incerteza e do medo.

Até neste aspecto o voluntariado trouxe alternativas, quantos profissionais da psicologia, da assistência social, entre outros, estão disponíveis voluntariamente para conversar e tentar dissipar um pouco estas condições emocionais, quantos profissionais disponibilizaram conteúdo, treinamentos e cursos de forma gratuita para que nós possamos enfrentar esta nova situação com mais conhecimento e entendimento de nossos sentimentos em relação a crise. Tudo isso tem feito a palavra voluntario estar entre uma das palavras mais procuradas e pronunciadas nesta quarentena.

O voluntariado sairá fortalecido desta crise, não que eu goste da forma, mas para que exista uma vida pós pandemia, temos que aprender, mesmo que a fórceps, que a ajuda entre os iguais, entenda aqui seres humanos, é fundamental, o voluntariado sempre trouxe essa verdade, mas não de forma tão intensa como agora. E aqui vai uma dica, o voluntariado está disponível para todos, mesmo aqueles que estão reclusos quase que por completo, os trabalhos á distancia se apresentaram de forma muito real e com um volume gigante, creio que muitos deles irão perdurar para pós pandemia, o que é muito bom pois vai continuar atendendo aqueles que querem mas tem um tempo menor ou dificuldades de deslocamento. Ele sempre esteve entre nós, mas agora mais do que nunca ele está ai e vai ficar, trabalho voluntario a arte de mudar o mundo com as próprias mãos. Vamos juntos fazer isso acontecer.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial

Recent Posts

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

18 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

3 days ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

3 days ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 days ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 days ago