Enquanto Brasil destrói a ciência e a pesquisa, China passa os EUA em número de patentes

Enquanto o governo Bolsonaro (sem partido) tenta destruir as universidades públicas com agressões, xingamentos, difamação, cortes de recursos e cancelamento de bolsas de pesquisadores, a China investe pesado em ciência e tecnologia e, pela primeira vez na história, passou os EUA em número de pedidos de patentes em 2019, segundo o World Intellectual Property Organization (WIPO) .

(foto de tela)

A China teve 58.990 pedidos apresentados em 2019 pelo Sistema de Cooperação de Patentes (PCT) da WIPO, enquanto os EUA apresentaram 57.840 pedidos. Os EUA lideravam o ranking de patentes desde a criação do Tratado de Cooperação de Patentes, em 1978.

A China só apareceu entre os primeiros países em 2005 com 3,5 mil pedidos de patentes. Em 2019, o gigante asiático teve mais um ano de crescimento robusto dos serviços internacionais de propriedade intelectual da organização. Em apenas 15 anos, os chineses passaram os EUA.

O diretor geral da WIPO, Francis Gurry, em uma apresentação em vídeo sobre os resultados de 2019, destacou como desafio para 2020 a pandemia do COVID-19.

(Foto de pdf – anexo1 – wipo)

A surpresa é a presença da Turquia entre os países que mais pediram patentes em 2019. O ranking tem a China (58.990 pedidos de PCT), EUA (57.840), Japão (52.660), Alemanha (19.353) e República da Coréia (19.085). As 15 principais origens de pedidos são de 12 países de alta renda e três países de renda média: China, Turquia (2.058) e Índia (2.053).

O Brasil ocupa a 25ª posição com 644 pedidos de patentes em 2019, graças às universidades públicas (federais e estaduais), principais centros de pesquisa e conhecimento do país.

Atualmente, os pesquisadores brasileiros travam uma batalha contra o Covid-19 (LINK).

Nos últimos dados divulgados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, em 2018, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a maior depositante de patentes (94 pedidos), seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (82 pedidos) e Universidade Federal de Minas Gerais (62 pedidos).

Foi justamento na UFPB que o governo Bolsonaro acabou com 346 bolsas de pesquisa no início deste ano (LINK).

Em 2017, a liderança estava com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que passou para quinta colocada, com 50 pedidos de patente em 2018. Já a Universidade de São Paulo (USP), que ocupava a quinta posição, caiu para o sexto lugar no ranking (47 pedidos).

Dos vinte maiores depositantes de patentes de invenção do Brasil, dezoito são instituições de ensino e pesquisa e apenas duas empresas se destacaram: a Petrobras e a CNH Industrial Brasil Ltda.

Veja o salta da China em gráfico interativo:

Recent Posts

Bancada da bala armou e renovou o arsenal do crime organizado, revela estudo

(foto wilson dias - ag brasil) A facilitação no acesso a armas, promovida pelo ex-presidente…

5 hours ago

Vanessa da Mata traz a turnê ‘Todas Elas’ a Campinas

(foto divulgação) A cantora e compositora Vanessa da Mata chega a Campinas nesta sexta-feira,12 de…

5 hours ago

Cantora Josyara apresenta show do seu novo álbum, ‘Avia’, no Sesc

(foto Juh Almeida - divulgação) Após as turnês dos trabalhos “Mansa Fúria” (2018), “ÀdeusdarÁ” (2022)…

5 hours ago

Projeto de lei prevê a inclusão da misoginia, que é o ódio às mulheres, na Lei do Racismo

(foto rovena rosa - ag brasil) Do BdF - A criminalização da misoginia foi uma…

6 hours ago

Mulheres protestam em todo Brasil contra o feminicídio e a violência do machismo

(foto marcelo camargo ag brasil) Mulheres de diversas cidades brasileiras saíram às ruas neste domingo…

1 day ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe a comédia ‘Boa Sorte, Leo Grande’ com Emma Thompson

(imagem reprodução - divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no…

2 days ago