Os vereadores de Valinhos aprovaram na terça-feira, 10, uma moção de autoria de todos os vereadores apelando ao governo federal para que não feche a agência do Instituto Nacional de Seguridade Social da cidade.
No início de fevereiro, o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT) protocolou na Câmara dos Deputados pedido de informações ao Ministro da Economia Paulo Guedes sobre os fechamentos de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida anunciada pelo governo Bolsonaro prevê 50% de corte na estrutura administrativa e fechamento de 500 agências em 2020, a maioria nas cidades menores ou nas periferias.
Na propositura, os vereadores argumentam que aplicativos de celular ou páginas na internet não substituem de forma satisfatória o trabalho dos agentes do INSS. O problema seria especialmente grave no caso dos segurados com dificuldade para ler e escrever.
Os parlamentares ressaltam ainda que a agência funciona desde 1988, atendendo moradores de Valinhos e da região de Campinas. Os agentes ajudam os segurados a solicitar benefícios como pensão por morte e pedido de aposentadoria e a agendar perícias em outros municípios. (Com informações de divulgação)