*Programação suspensa devido ao coronavírus, conforme comunicado da Prefeitura Municipal de Campinas:
“O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou nesta segunda-feira, 16 de março, medidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade. Entre as determinações estão o fechamento das escolas públicas e dos equipamentos culturais públicos; […] O objetivo de todas essas medidas […] é reduzir a circulação de pessoas na cidade”.
A partir de março, o Circuito MIS Campinas de Cinema volta à sua programação normal, com sessões de segunda a sábado, gratuitas, e na nova sala do espaço com 70 lugares. As sessões no MIS funcionam por meio de ciclos temáticos. Há o “Cineclube Purpurina” (dedicado à produção LGBT), o “Mulheres na Direção” (que destaca o trabalho das cineastas), entre outros.
A programação de cinema do MIS traz também algumas novidades a partir desse mês. Uma delas é o #Sextou no MIS Campinas, com quatro ciclos temáticos, um para cada sexta-feira do mês, sempre no horário das 19h30.
Nessa sexta-feira, dia 6, acontece mais uma edição do tradicional ciclo “Cinema & Literatura”, que chega ao seu décimo ano de atividade exibindo adaptações cinematográficas de obras literárias. Na programação deste ano estão confirmados filmes como “Trainspotting”, “Sobre Meninos e Lobos”, “O Leitor”, “As Horas” e “Ensaio Sobre a Cegueira”.
Na segunda sexta-feira do mês, o ciclo “Novos Clássicos” traz filmes recentes que já fazem parte da História do Cinema.
Na terceira sexta-feira do mês, acontece mais uma edição do ciclo “Aula de Cinema”, com produções fundamentais para pensar a estética cinematográfica.
Na quarta sexta-feira do mês, a escolha é do público. Serão oferecidas três opções de filmes e o público, através da página Circuito MIS Campinas de Cinema, escolhe o filme que quer assistir.
A curadoria do #Sextou no MIS Campinas é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.
Confira a programação de março:
Ciclo “Cinema & Literatura”
Sexta, 6 de Março, 19h30
CLUBE DA LUTA
Direção de David Fincher
Um homem deprimido (Edward Norton) que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden (Brad Pitt) e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita é comprometida quando uma mulher, Marla (Helena Bonham-Carter), atrai a atenção de Tyler. Baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk. EUA, 1999. Colorido, 151 min.
Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.
Ciclo “Novos Clássicos”
Sexta-Feira 13 de Março, 19h30
A BRUXA
Direção de Robert Eggers
Em uma fazenda no século 17, uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. EUA, 2015. Colorido, 93 min.
Ciclo “Aula de Cinema”
Sexta, 20 de Março, 19h30
TAXI DRIVER
Direção de Martin Scorsese
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle (Robert de Niro) reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. EUA, 1976. Colorido, 114 min.
Ciclo “A Escolha é do Público”
Sexta, 27 de Março, 19h30
O filme da última sexta-feira do mês é o público quem escolhe. O MIS Campinas oferece opções de filmes e o público vota naquele que quer assistir.
Para participar da escolha o público precisa curtir a página Circuito MIS Campinas de Cinema no Facebook e votar em uma das opções. Aquela que tiver mais votos depois de uma semana da enquete entrar no ar será exibida na sexta dia 27 de março às 19h30.
A partir de março, a coordenação determinou que 30 minutos antes de cada sessão começarão a ser distribuídas senhas de acesso à sala para o público que comparecer. Será uma única senha para cada pessoa até que sejam entregues todas as senhas de acesso encerrando, assim, a distribuição. Nenhuma pessoa sem senha será admitida na sala de exibição. O ingresso na sala só será permitido até 15 minutos do início da sessão. Lembrando também que é proibido entrar com alimentos ou bebidas (exceto água) na sala de exibição.
(Carta Campinas com informações de divulgação)