CCBB recebe mostra ‘Egito antigo: do cotidiano à eternidade’ com esculturas, sarcófagos e múmias

Em São Paulo – Até o dia 11 de maio, pode ser vista no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, a exposição “Egito antigo: do cotidiano à eternidade”.

Vasos canópicos de Horteb, XXVI Dinastia (664-525 a.C.) (Foto: Divulgação/Museo Egizio)

Com curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes, trata-se de uma exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das mais importantes civilizações da história da humanidade.

A mostra reúne 140 peças vindas do Museu Egípcio de Turim, que possui o segundo maior acervo egípcio do mundo, e inclui esculturas, pinturas, amuletos, objetos cotidianos, objetos litúrgicos e ostracons (fragmento de cerâmica ou pedra usados para escrever mensagens oficiais). Também fazem parte da mostra um Livro dos Mortos em papiro, sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª dinastia.

Amuleto da deusa Ísis Período Tardio (664-332 a.C.) (Foto: Divulgação/Museo Egizio)

Na exposição, as peças são organizadas em três seções: vida, religião e eternidade, que ilustram o cotidiano das pessoas do vale do Nilo, revelam características do politeísmo egípcio e abordam suas práticas funerárias.

Livro dos Mortos em papiro e tinta, Período Greco-Romano (332 a.C.-395 d.C.) (Foto: Divulgação/ Museo Egizio)

Cada seção apresenta um tipo particular de artefato arqueológico, contextualizado por meio de coloração e iluminação projetadas para provocar efeitos perceptuais.

Modelo de embarcação com barqueiros Asyut, tumba de Mentuhotep e epwawetemhat (Tumba 2b), I Período Intermediário (2160-2055 a.C.) (Foto: Divulgação/Museo Egizio)

Egito Antigo: do cotidiano à eternidade

CCBB São Paulo – R. Álvares Penteado, 112 – Centro / São Paulo – SP

Quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Visitação com hora agendada. Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

2 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

8 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

9 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

10 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

10 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

10 hours ago