Ícone do site CartaCampinas

Retroescavadeira de Cid Gomes abalou o fascismo que cresce com governo Bolsonaro

.Por Susiana Drapeau.

Podem concordar ou podem discordar, mas Cid Gomes abalou ou, pelo menos, jogou um balde de água fria nos ânimos do fascismo.

(imagem de vídeo – arte – reprodução internet)

Uma única retroescavadeira não mata o fascismo. Com o enfraquecimento de Bolsonaro e de seu governo, a tendência é a radicalização. Mas os fascistas não esperavam a retroescavadeira, foram surpreendidos.

O fascismo não respeita a democracia e nem as regras. O fascismo é a lei do abuso, a lei dos canalhas, a lei dos que abusam do poder. O fascismo é o terror como se viu em Sobral, no Ceará. O fascismo age como os traficantes e mafiosos, a lei é a violência.

É preciso muita coragem, mas a retroescavadeira de Cid Gomes mostrou que os fascistas não vão ter vida fácil.

A violência fascista sempre espera que você abaixe a cabeça, desligue o motor da retroescavadeira, recue a caçamba ou abaixe a pá carregadora. O fascismo sempre te intimida para te calar e te fazer consentir.

Cid Gomes, quando foi ministro da Educação de Dilma, também colocou a sua retroescavadeira contra o ex-deputado Eduardo Cunha, mas foi demitido. O governo Dilma foi derrubado.

É preciso entender a simbologia da retroescavadeira. É preciso enfrentar com vigor, com força, com a própria vida, como fez Cid Gomes.

A retroescavadeira se tornou o símbolo da resistência ao fascismo.

Não basta admirar homens de coragem. É preciso imitá-los e reproduzir, é preciso se insurgir contra o fascismo. Se o fascismo age fora da lei, é preciso enfrentá-lo ali, em seu estado de natureza.

Sair da versão mobile