A Estação Cultura está iniciando sua programação 2020 com uma agenda de exposições, projeção visual, intervenção urbana e performance de artistas. A abertura será na sexta-feira, dia 24 de janeiro, às 19h30, com entrada gratuita. Por conta do dia, o evento ganhou o nome de “Sextou da Arte e Cultura na Estação”.
Será aberta ao público a exposição Flamingos Bailarinos, uma série de quadros do artista Beto Mallmann. O mesmo artista apresentará também a instalação “Quanto pesa o peso que você carrega?”. As obras estarão nas salas expositivas da Estação Cultura.
Também na parte interna encontra-se o túnel de passagem para a plataforma da Estação Cultura. É neste cenário que outro artista, Acácio Pereira, estará com projeções das suas criações no universo composto das artes digitais e da música. Ainda no mesmo espaço, a bailarina, coreógrafa, artista plástica e tatuadora italiana Silva Campi fará uma performance como intervenção artística.
A programação é uma parceria entre a Coordenadoria da Estação, Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação/Ateliê Aquastre do artista João Bosco e Usina Geradora. No local, durante a programação, o food truck Hamburgueria do Marido estará presente.
O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura, por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.
A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde de 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Sextou da Arte e Cultura na Estação
Abertura da exposição: 24 de janeiro, às 19h30
Período da exposição: até 24 de fevereiro
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 21h; domingos e feriados das 10h às 20h
Local: salas de exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Entrada: estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial, Rua Francisco Teodoro, 1050