Ícone do site CartaCampinas

O inferno das relações: Grupo Tapa encena Strindberg em ‘Brincando com fogo’

Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro, o espetáculo teatral “Brincando com fogo”, com o grupo Tapa, no Teatro Aliança Francesa.

(Foto: Ronaldo Gutierrez/Divulgação)

Em seus mais de 40 anos de carreira, o Grupo Tapa já trabalhou com incontáveis textos de autores internacionais e nacionais.

Um dos dramaturgos mais presentes em seu repertório é o sueco August Strindberg (1849-1912) com os espetáculos Camaradagem, Credores, Senhorita Julia, além de uma leitura dramatizada de A Mais Forte

Eduardo Tolentino de Araujo assume a direção e conta com o elenco formado por Bruno Barchesi, Camila Czerkes, Daniel Volpi e Luana Fioli, além da participação especial de Oswaldo Mendes e Mara Faustino. A temporada terá sessões de quinta à sábado, às 20h30, e domingo, às 19h.

Escrita em 1897, a trama mostra um casal entediado que cria um jogo para discutir e testar a relação envolvendo um amigo e uma prima da família. Os protagonistas “brincam com fogo” ao vivenciar situações que levam a reflexão sobre os limites do amor e da fidelidade em uma relação conjugal.

Em 2020, o Tapa encena mais uma peça do autor obcecado pelas relações conjugais, Brincando com Fogo.

“A história é uma espécie de um “quadrângulo amoroso”. Traz uma família burguesa com um jogo perverso das relações, onde existe um mergulho no domínio e poder de um sobre o outro. Strindberg soube, como poucos, ir fundo nas questões conjugais, tinha obsessão na relação entre homem e mulher. Lidava com assuntos que ultrapassavam os tabus de sua época, Brincando com Fogo é quase que discutindo uma relação aberta”, conta o diretor.

Tolentino ressaltou a ligação entre as obras de Strindberg, um especialista de histórias que se passam entre quatro paredes. “Mesmo sendo escrita posteriormente, Brincando com Fogo desencadeia como resultado Credores, de 1884. Uma peça complementa a outra, Credores é sobre um triângulo, as consequências do que houve com o quadrângulo de Brincando com Fogo. Essa é a temática que o dramaturgo conhecia e habitava bem”.

Cenário e figurino possuem elementos que deixam o visual atemporal, mais próximo de algum tempo do século XX. Os personagens ficam em um ateliê de pintura que ganha um caráter mais onírico ou um limbo com a iluminação. Funciona também como uma espécie de purgatório quando os personagens expurgam os sentimentos por meio das palavras.

Strindberg tratava de personagens ligados ao mundo da arte e boêmia. Foi o primeiro autor a colocar sua própria vida nas peças, a chamada dramaturgia do eu. Chegou a declarar que nós não podemos conhecer plenamente a vida de outros personagens, pois só temos conhecimento de nós mesmos; só assim para alcançar todos os detalhes e profundezas de uma alma.

Iniciou o chamado drama de estações, onde uma cena não necessariamente precisava ter conexão direta com a anterior, trabalhando pela primeira vez de forma épica com cenas isoladas, e todas em torno da história de um personagem, geralmente o seu alter-ego. Quebrou paradigmas e padrões da dramaturgia da época, fonte de inspiração para a modernidade, como a do próprio Nelson Rodrigues.

Para o diretor, “Strindberg é o pai da Modernidade no teatro, um renovador da linguagem da cena, abriu a porta para explicitar o inferno das relações, é moderno tanto na forma quanto no conteúdo, um autor para a vida inteira”.

Ficha Técnica:

Texto: August Strindberg. Tradução: Augusto César. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Iluminação: Nelson Ferreira. Elenco: Bruno Barchesi, Camila Czerkes, Daniel Volpi e Luana Fioli. Participação Especial: Oswaldo Mendes e Mara Faustino Produção Executiva: Ariel Cannal. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Arte Gráfica: Mau Machado. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.

Brincando com Fogo 

Temporada: de 09 de Janeiro a 16 de Fevereiro 

Horários: Quintas, Sextas e Sábados às 20h30. Domingos às 19h

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 100 min

Gênero: Drama

Ingressos: R$ 50,00  Quinta – Feira | R$ 60,00 Sexta – Feira, Sábado e Domingo.

Capacidade: 226 lugares + 4 PNE

Local: Teatro Aliança Francesa

Ingressos: Quintas  R$ 50,00 (Inteira) | R$25,00 (meia)

Sextas, Sábados e  Domingos R$ 60,00 (Inteira) |  R$ 30,00 (meia)

A Bilheteria do Teatro Aliança Francesa abre somente em dias de espetáculo, 1h antes do início das apresentações.

Vendas pela Internet através do site da Sympla

Link do site Sympla

Regras do Teatro (para ingressos de compra coletiva e promoções)
1. Devido à grande procura pelo espetáculo, recomendamos os nossos clientes a chegar com 1h de antecedência para retirar os ingressos comprados pelos sites não oficiais do Teatro (compras coletivas) e ingressos resgatados das promoções ou parceiros. Não há garantia de ingressos após esse horário, de acordo com as regras estipuladas.
2. Os assentos marcados são garantidos até 5 minutos antes do início do espetáculo. Após o segundo sinal, o público poderá trocar de lugar e poderá ocupar os assentos que ainda estiverem livres na plateia.
3. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.
Não é permitido comer e beber na sala de espetáculo.
Não é permitido filmar e fotografar sem autorização prévia.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile