Em ato que pode ser definido como censura, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que a produtora Porta dos Fundos e a Netflix retirem do ar o “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo”.
De acordo com informações do portal G1, a decisão é liminar e atende a um pedido feito pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que havia sido negado em primeira instância.
“Por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida”, escreveu o desembargador Benedicto Abicair.
A sede da produtora do Porta dos Fundos, localizada na zona sul do Rio de Janeiro, foi alvo de ataque na madrugada de 24 de dezembro. Na ocasião, dois coquetéis molotov foram jogados contra a fachada do imóvel. Houve danos materiais no quintal e na recepção.
O Jornal GGN recebeu denúncia e publicou o material que apontava o grupo Comando de Insurgência Popular Nacionalista e seu líder Eduardo Fauzi. A matéria foi publicada no dia 28 de dezembro e pode ser lida aqui (Do GGN).