Apesar da proibição do financiamento empresarial nas eleições de 2018, os sócio-proprietários de empresas conseguiram driblar a legislação fazendo doações individuais. Levantamento de dados da Parlametria, plataforma que faz cruzamentos de bases de dados de parlamentares, revelou que 90% dos deputados eleitos receberam financiamento de empresários.
No total, o sócio de empresas doaram legalmente R$ 11,9 milhões para eleger políticos em 2018. Informações foram publicadas pelo jornal O Globo e também no Twitter de Fernanda Campagnucci.
Ela revela que 19 suplentes de senadores eleitos, que são empresários, doaram para o seu companheiro de chapa, ou seja, para a sua própria campanha como suplente para o senado.
Alguns empresários suplentes de senador chegaram a doar R$ 1 milhão. Veja twitter abaixo:
(foto andressa anholete - ag senado) O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), que foi anunciado…
(foto Thais Mazzoco - divulgação) Foto de A Cia. Bravo de Teatro Musical volta aos…
(foto nina pires - divulgação) Nesta sexta-feira, 7 de agosto, quando a Lei Maria da…
(foto adriano rosa - divulgação) A Feira de Discos de Campinas realiza mais uma edição,…
Antes da internet encurtar distâncias, cartas, selos e envelopes eram suportes para o diálogo e…
Lu Ahumy, que ministra a oficina de culinária indígena. (foto divulgação ) A arte, a…