‘Gego: a linha emancipada’ destaca desenhos, gravuras e têxteis, além das séries tridimensionais da arquiteta

Em São Paulo – Pode ser vista até o dia 1º de março de 2020 no MASP, Museu de Arte de São Paulo, a exposição “Gego: a linha emancipada”.

Gego, Chorros (Foto: William Suttle, Fundación Gego)

Gego (Gertrud Goldschmidt, Hamburgo, Alemanha, 1912–Caracas, Venezuela, 1994) estudou arquitetura e engenharia em Stuttgart; enfrentando o crescente antissemitismo no seu país de origem, ela migrou para a Venezuela em 1939, onde trabalhou como arquiteta. Foi apenas no início dos anos 50 que ela começou a sua carreira como artista, trabalhando primeiro em aquarelas, monotipias e xilogravuras, antes de passar para estruturas metálicas tridimensionais.

Trabalhando ao lado de um grupo de colegas que incluía Carlos Cruz Diez, Alejandro Otero e Jesús Soto, Gego tornou-se uma artista proeminente em abstração geométrica e arte cinética, movimentos alinhados com as vanguardas europeias do pré-guerra, que floresceram na Venezuela e América Latina, entre o final das décadas de 1940 e 1960. Ao longo da sua vida, ela preocupou-se em investigar três formas de sistemas: linhas paralelas, nós lineares e o efeito de paralaxe—pelo qual a forma de um objeto estático muda devido ao movimento da posição de observação do espectador. Ela explorou a relação entre linha, espaço e volume numa variedade de radicais esculturas sistemáticas em arame. Além disso, suas formas orgânicas, estruturas lineares e abstrações modulares abordavam metodicamente noções de transparência, energia, tensão, relação espacial e movimento óptico.

Esta exposição oferece um panorama cronológico e temático da obra da artista, do início dos anos 1950 ao início dos anos 1990, e inclui aproximadamente 150 trabalhos, que vão da escultura, aos desenhos, gravuras e têxteis. A exposição mostra a evolução da abordagem distintiva de Gego à abstração e destaca sua prática de desenho e gravura em diálogo com suas extraordinárias séries tridimensionais, incluindo esculturas vibracionais e cinéticas das décadas de 1950 e 1960: Chorros (1970–71), Reticuláreas cuadradas (1970–73), Columnas (1971), Columnas (Reticuláreas cuadradas) (1972), Troncos (1974–77), Dibujos sin papel (1976-88), Esferas (1976–77), e Bichitos/Bichos (1987–91).

A exposição evidencia as significativas contribuições formais e conceituais de Gego na arte moderna e contemporânea, destacando as suas interseções com os principais movimentos transnacionais de arte, incluindo abstração geométrica e a Arte Cinética das décadas de 1950–60, e o Minimalismo e o Pós-minimalismo das décadas de 1960–70. Além disso, a exposição faz referência à história sociocultural da América Latina e avança na compreensão e valorização do trabalho de Gego dentro de um contexto mais amplo do modernismo do século 20, como uma das principais figuras artísticas da segunda metade do século.

Gego: a linha emancipada é a primeira exposição retrospectiva dedicada à artista no Brasil e é co-organizada pelo MASP com o Museo Jumex, Cidade do México, Museu d’Art Contemporani de Barcelona e Tate Modern, Londres. 

A curadoria é de Pablo Léon de La Barra, curador-adjunto de arte latino-americana, MASP; Julieta González, diretora artística, Museo Jumex, Cidade do México, e Tanya Barson, curadora-chefe, Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

TCU descobre todo tipo de corrupção nas emendas pix e Flávio Dino pede investigação

(foto rosinei coutinho stf) Emendas parlamentares, que são flagrantemente inconstitucionais porque deputados não podem executar…

27 minutes ago

Temporada de 10 anos da comédia musical ‘Forever Young’ chega ao Teatro Castro Mendes

A comédia musical "Forever Young" chega a Campinas para duas apresentações, nos dias 13 e…

2 hours ago

Novos vídeos aumentam pressão sobre vereador Vini Oliveira em investigação sobre transporte de Campinas

(foto reprodução TH+TV Record) Novas imagens de reuniões entre o vereador Vini Oliveira (Cidadania) e…

4 hours ago

Exposição ‘Brasil Gambiarra’ retrata um país feito de criatividade, resistência e ancestralidade

Detalhe da obra Necropolítica (foto reprodução) Há um Brasil que pulsa longe dos cartões-postais: o…

6 hours ago

Show ‘Vozes Sábias’ reúne repertório de canções interpretadas por grandes cantoras da MPB

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Espaço Núcleo Cupinzeiro recebe o show 'Vozes Sábias' neste…

7 hours ago

Campinas proíbe propaganda de bets em espaços públicos da cidade

(foto rogério capela - pmc) A exibição de publicidade de plataformas de apostas esportivas, as…

7 hours ago