Professor não pode perder benefício por adoecer ou usar o direito de greve, diz vereador

O direito garantido na Constituição de greve e o adoecimento não podem ser motivos para retirar benefícios dos professores da rede municipal de ensino. Esse é o entendimento do vereador Gustavo Petta (PCdoB), que protocolou, na segunda-feira (18), três emendas ao PLC 56/2019 que institui o bônus de desempenho educacional para os servidores ativos da educação municipal, em Campinas, proposto pelo prefeito municipal.

(foto divulgação – pmc – emdec)

Petta apresentou uma emenda que acrescenta um parágrafo ao artigo terceiro da Lei onde garante que não serão consideradas faltas injustificadas as advindas de movimentos grevistas e ou paralisações.

Para o vereador, “a participação na greve, direito garantido pela Constituição Federal, não pode ser um elemento punitivo para quem ao longo da aplicação do projeto contribuiu para sua implementação no movimento grevista, instrumento responsável e legítimo de reivindicação do servidor”.

Petta (foto facebook – div)

Outras duas emendas, visando a licença médica dos professores, também foram apresentadas pelo vereador. Segundo o projeto inicial, o servidor que possuir mais de 30 dias de licença para tratamento de saúde não irá receber o bônus. Petta apresenta duas emendas que retira inciso do artigo terceiro e modifica o artigo quarto da lei. “O servidor não pode ser penalizado pelo fato de estar com alguma doença que exige um maior tempo de tratamento ou recuperação”, disse o vereador. O projeto de lei será votado na sessão ordinária dessa segunda-feira. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Feira de Barão é palco de programação natalina especial até 12 de dezembro

(foto divulgação) De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2026, a Feira de…

14 hours ago

Além de Trump, população dos EUA também rejeitou instalação de data centers

(imagem patchon in motion - pxl) Os eleitores dos Estados Unidos deram um recado contrário…

14 hours ago

Quilombo Urbano recebe pocket show de forró pé de serra com o Trio Turbilhão

(foto julia bravo - divulgação) O Trio Turbilhão apresenta um pocket show gratuito no Quilombo…

15 hours ago

Hate Moss leva sua mistura de pós-punk, eletrônica e experimentação sonora ao Jardim do Sesc

(foto soneca - divulgação) O duo ítalo-brasileiro Hate Moss abre sua nova turnê pela América…

21 hours ago

Feira da Reforma Agrária terá shows de Linn da Quebrada, Chico César e Juliana Linhares

A música ocupa lugar de destaque na programação cultural da 3ª Feira da Reforma Agrária…

2 days ago

Cineteatro exibe animação premiada, curtas e drama sobre a contaminação por agrotóxicos

"Citrotoxic" (foto divulgação) Uma animação nacional premiada, curtas produzidos no interior paulista e um drama…

2 days ago