Maranhão, administrado pelo comunista Flávio Dino, cresceu 5,3% enquanto Brasil cresceu 1,3%

O Maranhão, governado pelo comunista Flávio Dino (PCdoB), teve um crescimento de 5,3% na sua economia no ano de 2017, número divulgado nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho da economia maranhense ficou bem acima da média nacional, que cresceu 1,3% no mesmo ano.

(foto twitter flávio dino – div)

O Maranhão teve o quarto maior aumento do PIB entre todos os Estados brasileiros em 2017, de acordo com o IBGE.

“Maranhão teve 4º maior crescimento do PIB em 2017, equivalendo a 4 vezes o crescimento do Brasil. Fruto da UNIÃO entre setor público e iniciativa privada, no campo e na cidade. Seguimos crescendo em 2018, 2019 e anos seguintes. E torcemos muito pela recuperação do Brasil inteiro”, anotou o governador Flávio Dino pelo Twitter.

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de riquezas de um país, Estado ou cidade. Ou seja, quanto maior, melhor a economia. À frente do Maranhão, só ficaram Rondônia (5,4%), Piauí (7,7%) e Mato Grosso (12,1%). No Nordeste, o Maranhão teve a segunda maior alta do PIB em 2017.

Entre 2016 e 2017, o Sudeste e o Centro-Oeste perderam participação no PIB nacional, puxados por São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. As Unidades da Federação que ganharam participação foram Pará, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Rondônia.

O IBGE ainda não calculou os dados de 2018. Os PIBs estaduais são divulgados sempre dois anos depois, devido à complexidade da tabulação.

O principal setor que puxou para cima o PIB maranhense foi o agronegócio. Boa parte da produção de grãos é transportada pelo Porto do Itaqui, que também teve forte contribuição para o resultado. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Paulo Betti retorna aos palcos de Campinas com sua ‘Autobiografia Autorizada’

(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…

19 hours ago

Unibanda apresenta ‘Viva a Música, Música Viva’ no Teatro de Arena da Unicamp

(foto reprodução - instagram) Nesta quinta-feira, 5 de novembro, o Coletivo Musical Unibanda sobe ao…

20 hours ago

Cia de Ópera Campineira estreia com montagem de ‘Rigoletto’, de Giuseppe Verdi

Erika Andrade, Ricardo Felipe Abreu e Alice Fontanelle (foto ricardo abreu - divulgação) A Cia…

20 hours ago

Campinas recebe cadastramento de blocos para o Carnaval de rua de 2027

(foto firmino piton - pmc) Os blocos de rua que quiserem participar do Carnaval 2027…

21 hours ago

Banco Central ‘independente da democracia’ causa rombo fiscal ao Brasil

André Lara Resende (foto antonio scarpinetti - unicamp) O artigo de um dos economistas da…

1 day ago

Projeto de Randolfe Rodrigues visa aumentar proteção do trabalhador contra assédio eleitoral

(imagem divulgação reprodução) O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) apresentou projeto de lei para ampliar a…

2 days ago