Pela primeira vez, a entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares, concedido pela Câmara Municipal de Campinas a pessoas que contribuem para uma sociedade mais justa e sem racismo, será entrega em praça pública, às 16h, no próximo feriado do dia 20
“Este ano fizemos um acordo com o Executivo de realizar a entrega desse importante reconhecimento em praça pública para dar mais visibilidade à homenagem”, disse o vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.
Tradicionalmente, Campinas celebra o Dia da Consciência Negra com a Marcha Zumbi dos Palmares, que sai da Estação Cultura, às 10h, rumo ao Largo do Rosário. A partir das 11h haverá mostra de trabalhos étnicos-raciais das escolas municipais de Campinas e Feira Cultural Gastronômica Afro-brasileira.
ÀS 12h30 se apresenta o grupo da Serrinha, criado em 1988 no bairro do São Bernardo e que já tocou com grandes nomes do samba nacional. Logo em seguida, a Reggae Spirit, primeira banda de Reggae de Campinas e região, com mais de 30 anos de estrada, anima a plateia. A programação musical continua com DJ Pagú & MC Jenny Zion.
E para encerrar atividades dos Dia da Consciência Negra, às 17h, o campineiro poderá assistir gratuitamente o show da banda baiana Olodum, o famoso bloco-afro do carnaval da cidade de Salvador criado em 1979.
Criado no Pelourinho, o grupo desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil. (Com informações de divulgação)
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…