Governadores do Nordeste deveriam criar a escola cívico-democrática com ajuda de sindicalistas

.Por Susiana Drapeau.

Os governadores do Nordeste, maioria de oposição ao governo Bolsonaro, deveriam criar a escola cívico-democrática para se contrapor a chamada escola cívico-militar do governo federal.

(foto midia ninja)

Assim como na esfera federal, os governadores do Nordeste deveriam convocar sindicalistas e membro de organizações em defesa da Democracia para participar da administração da escola, além é claro de palestrar sobre comportamento, responsabilidade e democracia.

O conhecimento dos direitos democráticos e de participação cívica no país podem ajudar no comportamento dos alunos e melhorar o desempenho escolar. Por exemplo, liberdade de expressão, horror à censura, combater o autoritarismo, o charlatanismo religioso e outros temas são importantes para a formação com responsabilidade civil e democrática.

Mais barato que o programa federal do governo Bolsonaro que cria 18 empregos para militares em cada escola, ao custo de R$ 1 milhão por escola, o programa das escolas cívico-democráticas poderia ser construído junto com os diretores e professores, exigindo um número menor de sindicalistas e membros de organizações democráticas da sociedade civil, bastando 4 por escola, que vão mostrar toda a luta democrática e dos direitos civis das populações.

Com custos mais baixos, as escolas-democráticas poderiam ser em números muito maiores. Por exemplo, cada governador poderia criar cerca de 50 escolas cívico-democráticas. No futuro, será possível verificar qual escola é melhor: se a cívico-militar ou se a cívico-democrática.

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

9 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

11 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

11 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

12 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

14 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

16 hours ago