‘Primavera da Canção’ celebra a música brasileira com Lucina e Bené Fontelles, Consuelo de Paula, Paulo Ohana, João Arruda e Déa Trancoso

Neste mês de outubro, a diversidade e riqueza da música brasileira serão contempladas no projeto “Primavera da Canção”, que será realizado no Centro Cultural Casarão sempre às sextas-feiras, às 20h, com entrada gratuita. 

Ágora: Oca Tapera Terreiro. Ativação de obra de Bené Fonteles, com a convidada Lucina, durante abertura da 32ª Bienal de São Paulo. (Foto: Ilana Bar/ Estúdio Garagem/ Fundação Bienal de São Paulo)

Com curadoria do violeiro João Arruda, o espaço será palco dos artistas Lucina e Bené Fontelles, Consuelo de Paula, Paulo Ohana, João Arruda e Déa Trancoso.

A cantora e compositora Lucina e o poeta e artista visual Bené Fontelles abrem o projeto nesta sexta, dia 4. Os artistas apresentam o repertório do disco “Canções para pescar almas”, obra que reúne composições de Lucina e poemas de Bené, que contou com participações especiais de Egberto Gismonti e Gilberto Gil. 

Consuelo de Paula (Foto: Divulgação)

No dia 11, quem sobe ao palco é a mineira Consuelo de Paula, que faz o pré-lançamento do disco Maryákoré, acompanhada por Carlinhos Ferreira, na percussão. O álbum, segundo define, “é uma obra provocadora com o que há de mais feminino, negro e indígena em nós mesmos”. Além do repertório, Consuelo interpreta o catimbó Tupinambá (domínio público), um canto do povo Kiriri do Rio Verde e músicas dos seus discos anteriores, ligados esteticamente ao novo trabalho. 

Paulo Ohana (Foto: Divulgação)

Já no dia 18, Paulo Ohana interpreta seu primeiro trabalho autoral solo, o disco Pólis, que tem como temática o amor e a cidade. Diferentes ritmos brasileiros estão registrados no trabalho, com letras que transitam entre lirismo e ironia em questões como o direito à cidade, o retorno ao lugar de origem e as relações afetivas.

Quem também se apresenta é o violeiro, cantor e compositor João Arruda, com um trecho do seu novo show autoral “Sobre viola, alma e canção”, permeado por parcerias recentes com Consuelo de Paula, Guga Cacilhas e Adriano Rosa. 

Déa Trancoso (Foto: Divulgação)

Para encerrar a programação, no dia 25, Déa Trancoso traz para o Casarão o espetáculo “Líricas breves para a construção de uma alma”, resultado do seu mais recente álbum, que também representa uma celebração aos 30 anos de carreira da cantora. No palco, o som e a palavra de Déa entre rabecas, shruti indiano, cuatro venezuelano e instrumentos artesanais.

(Carta Campinas com informações de divulgação)  

João Arruda (Foto: Divulgação)

Programação

sextas-feiras de outubro, sempre às 20h  

04/10 – Lucina e Bené Fontelles

11/10 – Consuelo de Paula

18/10 – Paulo Ohana e João Arruda

25/10 – Déa Trancoso 

Projeto “Primavera da Canção”

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Barão Geraldo. Campinas). Informações: (19) 99904-6777

Entrada gratuita

Recent Posts

Operação do Gaeco investiga ligação de policiais civis de Campinas com PCC

(imagem pcsp) O Ministério Público de São Paulo faz na manhã desta terça-feira (9) a…

22 minutes ago

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

17 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

17 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

17 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 days ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

2 days ago