Categories: Ciência

Future-se é um projeto autoritário que visa a extinção da universidade pública

O sexto ponto da análise de Renato Souza, que estudou o programa Future-se para participar de um debate no próprio MEC (Ministério da Educação), mostra como o programa tem o DNA do próprio governo Bolsonaro (PSL). É um projeto autoritário e que, se imposto sobre a sociedade, será a extinção da universidade pública brasileira

.Por Renato Souza.

E o Future-se é um projeto autoritário

museu nacional (foto tania rego – ag brasil).

O Projeto foi construído sem qualquer participação daqueles que mais conhecem o assunto e mais serão afetados por ele.

Apesar do Projeto do Future-se estar sendo debatido pelas universidades e da Minuta ter sido disponibilizada pelo MEC, o Governo não abriu diálogo nem com as universidades propriamente ditas, nem com as entidades representativas da comunidade das IFEs e do meio científico (ANDIFES, ANDES, PROIFES, UNE, SBPC, etc.), ignorando todas as demandas, discussões e projetos históricos que estas entidades, com a autoridade de suas representações e o peso de sua história, construíram através do tempo.

O MEC preferiu receber sugestões apenas via internet, e de pessoas físicas individualmente, de modo que, apesar das discussões que transcorrem atualmente no âmbito das IFEs e das entidades representativas serem ricas e profundas, cada pessoa que quiser terá de opinar sobre ele individualmente.

Assim sendo, além de fragmentar a participação evitando um debate mais estruturado, ele faz equivaler a opinião de qualquer cidadão, por mais que sequer tenha pisado em uma universidade algum dia, com a daquelas pessoas e entidades que dedicam a vida às instituições acadêmicas, e que tem conhecimento de causa e responsabilidades com elas em função dos cargos que ocupam.

Esta é uma manobra diversionista feita para simular uma participação democrática que na realidade não há, e assim tentar construir a legitimidade para um projeto que, na verdade, tem um DNA autoritário e que pode representar a extinção das universidades públicas brasileiras. (Do GGN)

Veja os outros pontos da análise do Future-se:

Carta Campinas

Recent Posts

A consciência de classe estrutural e o MST

(foto sebastião salgado - mst - reprodução) O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que…

4 hours ago

Do escândalo à tragédia: obra de Nelson Rodrigues inspira ciclo de oficinas e espetáculos no Espaço Veneza

"Asilo para Mulheres Lunáticas ou Um Ensaio sobre Sônias" (foto divulgação) Mais de quatro décadas…

5 hours ago

Inflação dos alimentos despenca e IPCA-15 registra apenas 0,06% de aumento

(foto brook balentine - upl) O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15),…

5 hours ago

Cia dos Náufragos resgata marcas da ditadura argentina com peça inspirada em avó da Praça de Maio

(foto divulgação) A trajetória de Chicha Mariani, uma das fundadoras das Avós da Praça de…

7 hours ago

Filma Campinas: cidade cria projeto piloto de incentivo às produções audiovisuais

Filmagem de "Descontrole" (foto firmino piton - pmc) Uma demanda histórica do setor audiovisual de…

1 day ago

Documentário sobre Leci Brandão é lançado em Campinas com a participação da sambista

(foto divulgação) O documentário "Leci", produção que retrata a trajetória da cantora, compositora e ativista…

1 day ago