‘Retratos de um eu fra gm e n tad o’, de Lígia Villaron, pensa a ideia de identidade como algo aberto, em movimento

De 4 a 18/10, o Espaço Cultural Casa do Lago, Unicamp, recebe a exposição fotográfica “Retratos de um eu fra gm e n tad o”, de Lígia Villaron, que explora o autorretrato como possibilidade de (des)construção do sujeito.

O trabalho foi realizado ao longo da segunda metade de 2018, sob orientação do Prof. Dr. Mauricius Martins Farina, como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social – Midialogia, na área de Fotografia.

Para a artista, o próprio ato de se expressar artisticamente é uma maneira de autorretratar-se, pensando o retrato não só como um gênero da pintura ou da fotografia, mas como algo do campo da manifestação da subjetividade e da representação. Através de autorretratos fotográficos e poemas, Lígia questiona a auto representação e seu papel na construção do sujeito e da identidade. Que imagens criamos de nós mesmos? Como elas nos delimitam enquanto sujeitos? Para tal, ela explora a fragmentação e a complexidade como construção estética e poética.

Busca-se trazer a ideia da identidade como fragmentos, como um processo constante, que não necessariamente chega a um fim, a uma ideia pronta do sujeito. A artista parte, também, de algumas palavras-ideias que se relacionam com a própria natureza técnica do fazer fotográfico: olho/olhar, lente e espelho, para construir suas imagens e o espaço expositivo.  

Lígia tem como referências principais as fotógrafas estadunidenses Vivian Maier e Francesca Woodman e o trabalho exposto é também inspirado pelo fotógrafo britânico John Coplans.

Lígia Villaron é comunicadora e artista multimídia. Graduanda do curso de Comunicação Social – Midialogia, na UNICAMP, pesquisa e desenvolve um trabalho fotográfico em autorretrato. Atua também na realização audiovisual, foi Diretora de Fotografia dos curtas-metragens “Crisântemo Amarelo” (2016) e “La Bacchante” (2018) e dirigiu diversas videodanças.

Atualmente, em sua busca por explorar a junção de linguagens, dirige e produz “BAGATELA” (2019), programa que mistura televisão e poesia. Também é integrante-fundadora do grupo “teia”, que investiga a interseção entre dança e mídias digitais, projeto contemplado pela 9ª edição do Programa Aluno-Artista.

A visitação é gratuita e acontece das 9h às 18h30 na Galeria do Espaço Cultural Casa do Lago. A abertura da exposição será realizada dia 04/10 às 12h15. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

2 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

7 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

9 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

9 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

9 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

9 hours ago