Paulo Freire realiza show de lançamento do livro ‘Chão, uma aventura violeira’

Na próxima sexta-feira, 27/09, às 20h, o violeiro, escritor e contador de causos Paulo Freire realiza o show de lançamento do livro “Chão, uma aventura violeira”, pela editora e-galaxia, no Centro Cultural Casarão, em Campinas.

(Foto: Divulgação)

Em 2015/16, Paulo Freire percorreu todos os estados brasileiros através do projeto Sonora Brasil, do Departamento Nacional do SESC. Foram 120 shows, em mais de 100 cidades, com o amigo Levi Ramiro, apresentando a viola caipira e a viola do sertão mineiro.

Durante a viagem, manteve um diário de bordo inspirado no livro “Turista Aprendiz”, de Mário de Andrade, contando suas descobertas, reflexões e aprendizados. “Chão – uma aventura violeira” é o resultado deste trabalho.

“Chão – uma aventura violeira”, livro de Paulo Freire, é uma obra especial. Não aborda apenas a vida da viola; seus tocadores; sua trajetória de violeiro, com suas alegrias e seus percalços. É sobretudo uma viagem pelo Brasil desconhecido, passando pelos cantos mais escondidos deste país, contando casos interessantes e mostrando o país que nós, brasileiros, pouco conhecemos. Nessa caminhada de dois anos, de norte a sul do país, graças ao Projeto Sonora Brasil do Sesc, Paulo conta, por exemplo, a história do Acre, tão desconhecido do restante do país, passa por cidades onde só ele e Deus chegaram. Mas é sempre um relato com alegria, mesmo quando crítico, um contar histórias em que você pode ouvir o som da sua viola ao fundo.

Quase um guia para brasileiros que possuem alguma curiosidade sobre os lugares mais distantes dos grandes centros, vilas poeirentas, cheias de gente boa, com muito a ensinar, e Paulo, com sua sensibilidade de artista, aprendeu tudo, sempre levando sua música até lá.

“Chão – uma aventura violeira” é um relato pessoal terno e forte, uma leitura deliciosa, verdadeira, imperdível”.

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.

No show de lançamento, Paulo Freire conta alguns causos do livro e toca músicas de meu mais recente CD “Pórva”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

CHÃO – uma aventura violeira (Editora e-galaxia)

Centro Cultural Casarão do Barão Campinas – Barão Geraldo

27 de setembro, às 20h

Ingressos no chapéu

Endereço: R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N, Campinas – SP, 13085-608

Telefone: (19) 3287-6800

Recent Posts

Cali estreia a turnê ‘Trama’ com show em Campinas que combina música e dança

(foto luiza meneghetti - divulgação) Depois de ganhar repercussão nas plataformas digitais e nas redes…

15 hours ago

Curta Cenas Sumaré tem inscrições gratuitas até dia 14 de outubro

(imagem divulgação) As inscrições gratuitas do 14º Curta Cenas – Festival de Peças Curtas de…

16 hours ago

Grupo Gabinete Nelson apresenta Não se pode amar e ser feliz ao mesmo tempo

(imagem divulgação - wiki) O Grupo Gabinete Nelson apresenta nos dias 26 e 27 de…

16 hours ago

‘Nour – Ou o Nome Sobre a Pedra’ leva ao palco uma jornada por cicatrizes e segredos de família

(foto danilo zavarezi - divulgação) O espetáculo "Nour - Ou o Nome Sobre a Pedra",…

18 hours ago

Estudantes de escolas públicas alertam para violência contra a mulher em curta-metragem

(fotos ricardo lima - divulgação) Cerca de 30 adolescentes de escolas públicas de Campinas com…

20 hours ago

André Mendonça e Fux usam tática da extrema direita em julgamento no STF

(imagem reprodução video) Os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e Luiz Fux, do…

21 hours ago