No próximo dia 5/10, sábado, às 20h, acontece no Instituto CPFL, em Campinas, a apresentação musical “As belezas da alma lírica brasileira”, com Mônica Salmaso e o Quinteto Sujeito a Guincho.
A voz rara de Mônica Salmaso e a maestria do quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho — nos levam para uma concepção transversal da canção brasileira, de Villa-Lobos a Tom Jobim, de Chico Buarque a Gordurinha (Chiclete com Banana).
A apresentação faz parte da série “A beleza salvará o mundo”, que integra o programa “Música contemporânea”, com curadoria de João Marcos Coelho e Thais Lopes Nicolau. Logo no início de seu livro A beleza salvará o mundo, o teórico búlgaro radicado na frança Tzvetan Todorov parte da performance musical como janela privilegiada para a beleza. Ele escreve: “no decorrer de alguns segundos, toda a sala se congela e retém a respiração. Todos somos suspensos pelos gestos lentos dos músicos e absorvemos os sons puros um a um, à medida que escapam dos instrumentos. Todos temos a consciência de participar, neste exato momento, de um evento excepcional, de uma experiência inesquecível”.
A apresentação acontece na Sala Umuarama e tem entrada gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)
mônica salmaso | voz
sugeito a guincho
edmilson nery | clarineta
diogo maia | clarineta
luis eugênio afonso “montanha” | clarineta e clarone
luca raele | clarineta
sergio burgani | clarineta
Ana Salvagni e Ricardo Henrique (foto divulgação) No próximo fim de semana, a Casa do…
(foto divulgação) A atriz e pesquisadora Ana Cristina Colla sobe ao palco da sede do…
(foto tatiana ribeiro - divulgação) O espetáculo musical “BrAzulcaJá”, com o Evandro Gracelli Quinteto, será…
(foto felipe valerio reis da silva - divulgação) O grupo Fly Maria usa a dança,…
(foto firmino piton - pmc) A temporada de festas juninas ganha dimensão sinfônica no sábado,…
(foto reprodução instagram) O túnel da plataforma da Estação Cultura, em Campinas, se transforma em…