Centro cultural faz série de debates sobre cultura e política em Campinas

O CCEV (Centro Cultural Esperança Vermelha) realiza entre os meses de setembro e novembro uma série de palestras e debates sobre a relação entre cultura e política no Brasil e em Campinas.

Antonio Albino Canelas Rubim (foto: ufba)

Os eventos fazem parte do curso Cultura e Lutas Políticas, Desafios Atuais. A participação poderá ser integral ou em dias específicos, sempre aos sábados, das 9 h as 13 h. Entre os palestrantes estão Ana Maria Rivera Fellner, Antônio Albino Canelas Rubim, Leandro Eliel, Sônia Fardim e outros.

O CCEV fica na Rua Izolete Augusta Souza Aranha 159, em Campinas. Ele foi criado em março de 2016 para ser um espaço de atividades culturais, políticas, de formação e de encontro para os setores de esquerda, sendo mantido apenas com contribuições de seus colaboradores e das atividades que organizamos – brechó, sebo, almoços.
Os cursos são mantidos com pequena taxa voluntária e também contam com a participação voluntária dos/as professores/as.

Segundo os organizadores, o atual momento político é uma dos mais tensos de nossa história e é inquestionável que está em curso uma explicita guerra política com ataques e desmontes de todas as manifestações culturais que fortalecem conhecimento crítico, diversidade cultural e formas de produção e difusão artísticas não alinhadas com o mercado e próximas da realidade da classe trabalhadora.

“As forças que empreenderam o golpe para impor um projeto econômico ultra neoliberal nunca minimizaram a guerra cultural, pelo contrário.  Não por acaso os primeiros ministérios a serem dizimados pelo golpe foram o da Cultura e o Trabalho”, anotam.

Veja a Programação

14/09 –  Cultura no modo de produção capitalista  
Leandro Eliel e Sônia Fardin

21/09 – Cultura e marxismo : teorias e práticas
Antônio Albino Canelas Rubim

28/09 Cultura e luta de classes na América Latina
 Sônia Fardin e Ana Maria Rivera Fellner

05/10 Cultura e luta de classes no Brasil
Antônio Albino Canelas Rubim

Mesas Redondas – Cultura em Campinas: acúmulos, contradições e desafios

23/11 Movimentos culturais em Campinas
Alessandra Ribeiro,  Andrea Mendes, Glória Cunha e Juliana Siqueira
mediação Sônia Fardin

30/11 A Cultura na Gestão Petista 2002/2004
Adriano Bueno, Gloria Cunha, Emílio Font,  Sônia Fardin, Soraya Zanforlin e Valter Pomar, mediação Leandro Eliel

Mais informações sobre os cursos estão em:
CCEV
Evento

Recent Posts

Longa 20.000 Espécies de Abelhas discute o feminino por meio de três gerações de mulheres

(imagem reprodução) A ADunicamp exibe, no próximo dia 05 de agosto (quarta-feira), mais uma edição da Sessão…

1 day ago

Sem controle em São Paulo, feminicídio cresce 10% no primeiro semestre

(foto monica andrade - gov sp ) Sem controle no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos)…

1 day ago

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

2 days ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

2 days ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

2 days ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

2 days ago