Ícone do site CartaCampinas

MP da Liberdade Econômica facilita criação de empresa de fachada para prática de corrupção

A chamada “MP da Liberdade Econômica” (MP 881/19) aprovada no senado na última quarta-feira, 21, abre uma grande brecha para a criação de empresas de fachada para a prática de corrupção ou mesmo de investimento de alto risco.

O ministro do STJ, Ricardo Villas Boas Cueva e o Ministro da Economia, Paulo Guedes (foto marcelo camargo)

No item sobre a ‘desconsideração da personalidade jurídica’, a MP proíbe a cobrança de bens de outra empresa do mesmo grupo econômico para saldar dívidas de uma empresa. Ou seja, um grupo econômico pode ter uma empresa altamente corrompida ou de alto risco que, se falir, não trará prejuízo para o grupo.

Mais que isso, também abre espaço para se criar milionários com empresas falidas. Segundo a MP, o “patrimônio de sócios, associados, instituidores ou administradores de uma empresa será separado do patrimônio da empresa em caso de falência ou execução de dívidas e somente em casos de intenção clara de fraude, sócios poderão ter patrimônio pessoal usado para indenizações”. Ou seja, se o empresário fizer uma má administração, transferindo lucros excessivos para o patrimônio pessoal e fazendo empréstimos arriscados, o seu patrimônio fica garantido se a empresa quebrar.

Mas não é só isso: o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal (Carf), que já foi envolvido em enormes escândalos de corrupção, ganhou mais poder. Ele terá o “poder para editar súmulas para vincular os atos normativos dos dois órgãos”.

Entenda as principais mudanças na MP publicadas pela Agência Brasil

Registro de ponto
Alvará e licenças
Fim do e-Social
Carteira de trabalho eletrônica
Documentos públicos digitais
Abuso regulatório

A MP cria a figura do abuso regulatório, para impedir que o Poder Público edite regras que afetem a “exploração da atividade econômica” ou prejudiquem a concorrência. Entre as situações que configurem a prática estão:

Desconsideração da personalidade jurídica
Negócios jurídicos
Súmulas tributárias
Fundos de investimento
Extinção do Fundo Soberano
Sair da versão mobile