Motoristas de Uber e outros aplicativos podem se registrar como MEI

Os motoristas de aplicativos como Uber e Cabify poderão se registrar como microempreendedores individuais (MEI) e, assim, contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, os motoristas passariam a ser classificados como trabalhadores formais.

(foto: edilson rodrigues – Agência Senado)

A Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Economia, foi publicada hoje (8) no Diário Oficial da União. A publicação de hoje altera a Resolução do comitê publicada em maio de 2018, que inclui a ocupação Motorista de Aplicativo Independente. A Resolução já está em vigor.

Como trabalhadores formais, o tempo de serviço é considerado para fins de aposentadoria, bem como acesso a benefícios. Há que se respeitar, porém, os tempos mínimos de contribuição para conseguir cada benefício. A aposentadoria por invalidez, por exemplo, requer o mínimo de 12 meses de contribuição; para o salário-maternidade são dez meses e para auxílio-doença 12 meses de contribuição.

Para se cadastrar como MEI, é preciso ter faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio, administrador ou titular de outra empresa e ter no máximo um empregado. Como MEI, o microempreendedor tem um CNPJ e pode abrir conta bancária, fazer empréstimos e emitir notas fiscais. (Marcelo Brandão – Agência Brasil)

Recent Posts

Polícia Federal investiga Dark Horse como lavanderia milionária da família Bolsonaro

(imagem reprodução) Imagina usar a produção de um filme para disfarçar uma grande lavagem de…

9 hours ago

Slacker Tour: banda carioca de indie rock Oruã traz show de seu último álbum a Campinas

(foto alessia pelistri - divulgação) A banda carioca Oruã se apresenta no Lola Bar, em…

10 hours ago

Bateria Campineira faz ensaio aberto com mais de 200 ritmistas no Taquaral

(foto gustavo tafuri - divulgação) O som dos surdos, tamborins, caixas e repiques vai tomar…

10 hours ago

Mãe e filha dividem a cena e quebram estereótipos sobre o envelhecimento no espetáculo ‘Até Quando?’

(foto ana laura cintra - divulgação) O espetáculo de dança "Até Quando?" coloca em cena…

11 hours ago

‘Persépolis’ leva ao MIS Campinas a resistência de uma jovem em meio às transformações do Irã

(foto reprodução) Entre revoluções, guerras, descobertas e questionamentos, uma menina tenta encontrar seu lugar no…

12 hours ago

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

1 day ago