Fé e voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

Vamos inicialmente a origem da palavra: ETIM lat. fĭdes,ēi ‘fé, crença (no sentido religioso), engajamento solene etc.’ Pode parecer estranho falar de fé em uma coluna que fala de voluntariado, mas estão intimamente ligados, na origem da palavra já temos uma pequena pista.

(foto circuito fora do eixo – cc)

O trabalho voluntário em quase todo o mundo, começou através dos religiosos das mais variadas denominações e hoje em dia ainda tem grande força de mobilização de pessoas em prol de causas.

A fé ainda está atrelada ao voluntariado pela necessidade de se ter fé (não a religiosa, mas a de acreditar/ confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito) e ter a fé do engajamento, dito na origem da palavra.

É preciso ter fé que ao se engajar em um trabalho voluntário, seu trabalho faz sentido, faz a diferença, que realmente você está fazendo parte da solução e não do problema, esta fé é fundamental para que nossos desafios voluntários possam ser enfrentados de maneira mais confiante.

A fé para aqueles que professam alguma religião, tem um valor mais emocional, mais de ligação com algo muito superior, para aqueles que não professam nenhuma religião, tem o sentido mais racional de crença nos resultados do trabalho, ambas andam juntas no trabalho voluntário e são necessárias para que mais trabalhos voluntários existam e diminuam o degrau social que existe no mundo.

Um único cuidado que eu entendo ser necessário é não confundir e usar a fé para iniciar um trabalho voluntário e fazer deste trabalho uma plataforma para conseguir mais fiéis para uma ou outra denominação religiosa. A fé é fundamental, mas pode ser utilizada para o bem e para o mal, como quase tudo no mundo e como o trabalho voluntario na sua grande maioria é dirigida a pessoas pode ser utilizada para arrebanhar fiéis em um momento de grande fragilidade.

Não tenho nada contra o engajamento das pessoas em práticas religiosas, acho até fundamental para o equilíbrio emocional nosso, mas só não acredito ser ético o uso da ferramenta do voluntariado para essa finalidade aproveitando-se do momento.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago