Condenação de Haddad mostra, mais uma vez, que polarizar com Bolsonaro é o grande erro do PT

.Por Susiana Drapeau.

O PT, Lula e os petistas estão fazendo o jogo da extrema-direita e não conseguem sair da armadilha. Estão o tempo todo polarizando com Bolsonaro (PSL) como se isso fosse a solução, mas na verdade esse é um grande equívoco. O maior erro do PT e de Lula é polarizar com a extrema-direita.

(foto ricardo stuckert – IL)

A polarização do PT com a extrema-direita só serve para partidos de direita, como o PSDB e fisiologistas do congresso. O PT está abrindo caminho para que partidos de direita fiquem no poder por mais 20 anos. Depois que Bolsonaro afundar, surge a direita com migalhas à população.

O PSDB já está se fortalecendo com uma renovação bem à direita. Nunca foi social-democrata, mas poderá se tornar um grande partido de direita, o que os antigos PDS e o PFL quiseram ser. Bolsonaro é a plataforma para esses partidos.

Não é só Lula que está preso, o PT também está preso na concepção limitada da política partidária. Glenn Greenwald abriu espaço para o PT entender seu verdadeiro adversário, mas o partido parece não entender.

A condenação esquizofrênica de Fernando Haddad mostra que o PT está errando politicamente e está perdido diante do tiroteio de Bolsonaro.

O PT não percebeu que acabou a Nova República, a luta agora é outra. Solaparam a Constituição de 88, a luta agora é outra.

Antes de disputar eleições, o PT precisa enfrentar seu maior inimigo: a estrutura fascista incrustada no Poder Judiciário. A política para o PT, se quiser sobreviver, é investir para extirpar a delinquência no interior do poder Judiciário, do Ministério Público, dos órgãos de controle.

Não é Bolsonaro quem está queimando a Amazônia, destruindo índios ou matando inocentes no Rio de Janeiro: é o Poder Judiciário. No fundo, é o Judiciário.

Resgatar um mínimo de republicanismo da Justiça e do Ministério Público deveria ser a pauta principal do partido. Só assim poderão talvez defender Lula e seu legado de uma forma mais eficaz.

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

10 hours ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

15 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

17 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

20 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

21 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

21 hours ago