Texto de Shakespeare ganha versão em cordel na peça ‘Hamelete’, um diálogo com a cultura nordestina e os cantadores populares

No próximo sábado, 20, às 16h, será apresentado no teatro do Sesi Amoreiras, em Campinas, o espetáculo teatral “Hamelete – O Cordel”.

(Foto: Divulgação)

Um dos trabalhos mais famosos de Shakespeare dialoga com a cultura nordestina e dos cantadores populares por meio da literatura de cordel. Sendo assim, na peça, alguns nomes de personagens foram adaptados devido à natureza linguística e cultural, os reinos foram transformados em fazendas e os soldados são funcionários dos senhores de terra.

O espírito popular do texto foi mantido, bem como a caracterização de personagens femininas construídas por atores, o que reproduz a realidade da época. Essa versão da peça Hamlet é a primeira realização do gênero no Brasil e, seguindo a tradição da literatura de cordel, dialoga com influência da cultura nordestina e dos cantadores populares.

Seguindo a veia épica, ambiente onde muitas das histórias costuram a tensão trágica, a presente adaptação mantém a estrutura dramática dos atos, incorporando às cenas, em momentos específicos, a presença de narradores-personagens, aproximando-o do corifeu das tragédias gregas. 

O espetáculo integra o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura,
que visa incentivar e difundir a produção artística regional.

Mais informações no Portal do SESI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Autor: Octávio da Matta | Direção: Lívia Simardi | Elenco: Alberto Vizoso (Ofélia, Cacto, Polônio, Fortimbras), Lívia Simardi (Narradora), Luizinho Beltrame (Hamelete), Marcelo Jacob (Espectro, Laertes, Cacto), Octávio da Matta (Rei Cláudio), Patrícia Palhares (Narradora) e Yves Carrasco (Rainha Gertrudes, Cacto) | Light Designer: Marcelo Jacob | Sonoplastia: Âmer Menegassi | Técnico de Luz e Som: Âmer Menegassi | Figurinos: Milton Fucci | Modelista/Costureira: Elisângela Dally | Cenário: Lívia Simardi | Cenotécnico: João Pereira da Silva | Visagismo: João Marcelo Basil Visagista Assistente: Ana Ariosa | Fotos: Tamiris Ferreira | Coordenadora de Produção: Tamiris Ferreira | Programação Visual: Tamiris Ferreira

Comédia

Teatro do Sesi Campinas – Amoreiras- Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas – Campinas – SP


Recent Posts

Funk Como Le Gusta retorna a Campinas e celebra seus 25 anos com muito groove

(foto divulgação) O Funk Como Le Gusta retorna a Campinas no dia 6 de fevereiro,…

2 hours ago

Tema da violência contra mulher deve estar no chão de fábrica e da creche à universidade

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) Ao assinar o decreto que institui o Pacto…

2 hours ago

Instituto Anelo abre inscrições para 160 novas vagas em cursos gratuitos de música

(foto caio santos - divulgação) O Instituto Anelo, associação sem fins lucrativos que há mais…

6 hours ago

2ª Mostra Trans Campinas acontece no início de fevereiro com programação gratuita

Danças para navegar nos sonhos, por Cova França (Divulgação) Um palco totalmente voltado à celebração…

7 hours ago

Trio Retrato Brasileiro e Marcelo Onofri dividem o palco no show ‘Divertimento’

(foto mauro machado - divulgação) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quinta-feira, 5 de…

7 hours ago

Pedidos de CNH aumentam 460% após redução do valor pelo governo Lula

(imagem matheus ferrero - pxl) O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação…

20 hours ago