Rara flor de um cacto serve como metáfora da passagem do tempo no solo de dança ‘A Flor da Lua’

Após uma circulação que passou por diferentes cantos da cidade de São Paulo nos últimos três meses, o artista Marcus Moreno chega à última apresentação da temporada do solo “A Flor da Lua”, trabalho que fala da passagem do tempo, usando como metáfora a rara flor de um cacto que, ao desabrochar, dura apenas uma noite. O trabalho será apresentado no dia 8 de junho, na Capital 35, no Sumaré, às 19h, integrando a programação do “fotoBazar Delas”*.

(Foto: Silvia Machado)

Espécie pouco conhecida, geralmente encontrada em florestas tropicais, a flor da lua é geralmente descrita, por aqueles que tiveram oportunidade de experienciar sua rebentação, pelo perfume intenso e o movimento constante de suas pétalas se abrindo. Um desses relatos, o da artista e ilustradora botânica Margaret Mee, serviu de inspiração para a “Flor da Lua”, de Marcus Moreno: “Enquanto eu me postava ali, com a orla escura da floresta ao meu redor, sentia-me enfeitiçada. Então, a primeira pétala começou a se mexer, depois outra e mais outra, e a flor explodiu para a vida”, registrou Mee em sua última expedição à Amazônia, quando finalmente, aos 79 anos, após deixar a prancha preparada, ilustrando o cacto e as folhagens, acolheu a Flor da Lua em sua efêmera existência.

A apresentação faz parte do projeto “Novas Efemeridades”, contemplado pelo 25º edital do Programa Municipal de Fomento à Dança.

*Evento concebido pelas fotógrafas Bete Marques, Fabi Mendonça, Ju Vinagre, Paula Marina e Silvia Machado, o “fotoBazar Delas” cria uma atmosfera que respira arte para que o público possa conhecer os trabalhos autorais de cada fotógrafa e também vivenciar uma experiência de troca com outras linguagens artísticas. O fotoBazar acontece sábado (8/6), das 17h às 23h, e domingo (9/6), das 11h às 20h. As fotografias estarão à venda.

“A Flor da Lua”, de Marcus Moreno

8 de junho (sábado, às 19h)
Capital 35
Rua Capital Federal, 35 – Sumaré – São Paulo
Duração: 30 Minutos

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

A Flor da Lua – Capítulos Breves

#1 – Prólogo. Do desejo de seguir dançando. Daquilo que antecede o desejo. Pólen.

#2 – Universo em expansão. Semente.

#3 – Sobre um modo de acolher. Preparo constante. Instante. Folhagem.

#4 – Para insistir em brotar.

#5 – Orla escura de uma floresta ao meu redor.

#6 – Espera. Calma. Canção.

#7– A Flor da Lua. Um instante-já.

#8 – Mirrar. Esgotar. Desvanecer.

#9 – Amanhecer.

Ficha Técnica

Concepção e dança: Marcus Moreno | Música original: Manuel Pessôa de Lima | Adaptação e operação de Luz: Dida Genofre | Assistente de produção e mídias sociais: Juliana Vinagre |Produção executiva: Cristiane Klein | Coordenação e administração do projeto: Dionísio Produção

fotoBazar Delas

8 de junho (sábado, 17h às 23h)

9 de junho (domingo, 11h às 20h)
Capital 35
Rua Capital Federal, 35 – Sumaré – São Paulo
Fotografias à venda.

Cozinha aberta com comidas e bebidas à venda.

Entrada gratuita

Recent Posts

Erika Hilton pede ação contra discurso transfóbico de Ratinho em concessão de TV aberta

(foto lula marques - ag brasil) A deputada federal Erika Hilton apresentou, nesta quinta-feira (12/3),…

4 hours ago

Projeto Terror em Cena mostra bastidores da criação em ensaios abertos de dança contemporânea

(foto paula adrielly - divulgação) Como nasce um espetáculo de dança contemporânea? Para responder a…

5 hours ago

Cineasta de Campinas faz oficinas gratuitas de direção de fotografia e lança novo curta

Cena de "Monstro do Sertão" (foto gabriel justo - divulgação) A cineasta Helen Quintans, diretora…

6 hours ago

Casa de Vidro recebe exposição que retrata país ameaçado pelo avanço do mar

(foto genivaldo amorim - divulgação) Após uma temporada na Pinacoteca de São Bernardo do Campo,…

6 hours ago

Café Filosófico discute inveja como emoção social no módulo sobre Ostentação

Raphael Bispo (foto marcos castro carvalho - divulgação_ Antropólogo Raphael Bispo dos Santos analisa como…

8 hours ago

Ópera do Malandro chega ao palco do Centro de Convivência em Campinas

(foto thais mazzoco - divulgação) Após a temporada de estreia, o musical Ópera do Malandro,…

8 hours ago