O papel da educação no voluntariado

.Por Roberto Ravagnani.

A educação é a principal “arma” para a solução dos problemas no mundo, quanto mais pessoas devidamente e corretamente educadas e aqui estou me referindo ao papel que a educação deveria cumprir e não o que hoje tentam infringir a ela, ou seja ensinar as questões técnicas e não valores que na minha opinião são de responsabilidade da família.

(imagem ilustrativa – ernesto eslava – pl)

O papel fundamental da educação na sociedade traz a ela grande responsabilidade e capacidade de mudar o rumo de países. A educação pode e deve ser um grande aliado do trabalho voluntário e engajamento social, não como uma atividade extra curricular e eventual, mas sim uma atividade que pode permear todas as matérias curriculares e ser tema rotineiro, mas não da forma que muitas instituições vem fazendo, colocando os alunos em ações, sem uma explicação ou contextualização sobre o que é e porque se pratica o trabalho voluntário, é preciso um refletir e fazer o aluno se tornar protagonista das ações, não só no fazer mas no planejar, no entender o contexto, pensar em soluções e ações que efetivamente farão a diferença para o publico escolhido para ser atendido.

Criar e fazer acontecer uma ação de trabalho voluntário é relativamente simples, mas fazer o aluno participar efetivamente de sua concepção e realização da muito mais trabalho e leva tempo e planejamento e precisa ser feito com conhecimento e por pessoas com experiencia, pois caso contrario todos serão cobaias, alunos, instituição e quem receberá o trabalho. Como muita coisa que acontece desta forma, qualquer profissional faz o que o capacitado e especializado demorou e investiu para construir sua bagagem.

A educação deveria dar exemplo nesse ponto também, não colocar qualquer um para realizar atividades para as quais existem profissionais habilitados e capacitados para exercer.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista, conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business. www.robertoravagnani.com.br

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

2 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

3 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

21 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

2 days ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago