Em novo vazamento do editor Glenn Greenwald, e de jornalistas do site The Intercept Brasil, mostra o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, tentando evitar ou preocupado que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) fosse investigado pelo Ministério Público.
Em diálogo com Dallagnol, divulgado nesta noite de terça-feira, 18, ele diz que o apoio de Fernando Henrique é importante para a Lava Jato. Ele ficou preocupado e questionou Dalllagnol com a notícia de que um tucano pudesse ser investigado. Veja o diálogo vazado pelo The Intercept Brasil.
A reportagem relembra que na época a Lava Jato “vinha sofrendo uma série de ataques, sobretudo de petistas e outros grupos de esquerda, que a acusavam de ser seletiva e de poupar políticos do PSDB. As discussões haviam sido inflamadas meses antes, quando o então juiz Moro aparecera sorrindo em um evento público ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, apesar das acusações pendentes de corrupção contra ambos”.
Apesar disso e da necessidade de disfarçar a parcialidade da operação contra o PT, Moro não queria investigação contra o integrante do PSDB. Veja alguns trechos:
Mas, aqui, Moro estava explicitamente preocupado com investigações da Lava Jato contra um apoiador político de seu trabalho. E Dallagnol admitiu acreditar que outros procuradores da força-tarefa passaram adiante uma investigação que sabidamente não resultaria em processo, a fim de fabricar uma falsa percepção pública de “imparcialidade”, sem, no entanto, colocar FHC em risco.
Para os procuradores, era importante incluir o PSDB no rol de investigados para acalmar o ânimo dos críticos. Eles já falavam sobre isso muito antes de Moro alertar Dallagnol sobre evitar “melindrar” FHC.
(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…
Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…
(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…
(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…
(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…