Novo vazamento: Sérgio Moro não queria que investigasse FHC, ‘cujo apoio era importante’

Em novo vazamento do editor Glenn Greenwald, e de jornalistas do site The Intercept Brasil, mostra o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, tentando evitar ou preocupado que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) fosse investigado pelo Ministério Público.

Em diálogo com Dallagnol, divulgado nesta noite de terça-feira, 18, ele diz que o apoio de Fernando Henrique é importante para a Lava Jato. Ele ficou preocupado e questionou Dalllagnol com a notícia de que um tucano pudesse ser investigado. Veja o diálogo vazado pelo The Intercept Brasil.

A reportagem relembra que na época a Lava Jato “vinha sofrendo uma série de ataques, sobretudo de petistas e outros grupos de esquerda, que a acusavam de ser seletiva e de poupar políticos do PSDB. As discussões haviam sido inflamadas meses antes, quando o então juiz Moro aparecera sorrindo em um evento público ao lado de Aécio Neves e Michel Temer, apesar das acusações pendentes de corrupção contra ambos”.

Apesar disso e da necessidade de disfarçar a parcialidade da operação contra o PT, Moro não queria investigação contra o integrante do PSDB. Veja alguns trechos:

Mas, aqui, Moro estava explicitamente preocupado com investigações da Lava Jato contra um apoiador político de seu trabalho. E Dallagnol admitiu acreditar que outros procuradores da força-tarefa passaram adiante uma investigação que sabidamente não resultaria em processo, a fim de fabricar uma falsa percepção pública de “imparcialidade”, sem, no entanto, colocar FHC em risco.

Para os procuradores, era importante incluir o PSDB no rol de investigados para acalmar o ânimo dos críticos. Eles já falavam sobre isso muito antes de Moro alertar Dallagnol sobre evitar “melindrar” FHC.

Veja reportagem integral no The Intercept

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

15 minutes ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

29 minutes ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

8 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

8 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

1 day ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago