Mostra Cênicas de Inverno Unicamp 2019 terá oficinas formativas, exercícios cênicos e espetáculos

“Perdoa-me por me traíres” (Foto: Vitória Eichenberger)

A fim de proporcionar encontros entre a comunidade universitária e o público externo, e ampliar as relações com a cidade de Campinas, estudantes e professores da Universidade Estadual de Campinas promovem a Mostra Cênica de Inverno Unicamp 2019, que acontece de 6 a 30 de junho. A programação acontece dentro e fora da Universidade, em bairros como Centro (espetáculo de rua no Largo da Catedral e atividades na Estação Cultura), Botafogo (CIS Guanabara) e o distrito de Barão Geraldo (Praça do Coco e Unicamp). Todas as atividades são gratuitas.

Com forte ênfase na acessibilidade, a Mostra terá audiodescrição e tradução em libras em pelo menos uma apresentação de cada espetáculo, democratizando ainda mais o acesso ao público e levando arte a todos indistintamente.

“Entremeios” (Foto: Paula Bianchini)

Neste primeiro final de semana da Mostra 2019, o espetáculo “Entremeios” explora outros sentidos além da visão e da audição, e contará com a presença, na plateia, dos alunos de teatro do professor Zeus do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (Vila Marieta). A peça é baseada na obra de João Guimarães Rosa e será encenada no espaço CIS Guanabara (no Botafogo), sábado (8/06) às 20h e domingo (9/06) às 19h.  

Peça “Festa do peixe” (Foto: Júlia Cruz)

A programação começa nos dias 6 e 7/06 (quinta e sexta), no espaço Paviartes (na Unicamp), às 14h e às 19h, com a peça “Festa do Peixe”, também aberta ao público gratuitamente. Ao longo do mês, serão cinco peças (com mais de um horário de apresentação), além de uma série de exercícios cênicos e quatro oficinas formativas (confira programação abaixo). O espetáculo “A torre em concurso” será encenado nas ruas, dias 13/6 (às 13h, na Praça do Marco Zero da Unicamp), 14/6 (às 17h, na Praça do Coco) e 17/6 (às 16h, no Largo da Catedral).

A programação conta com os seguintes espetáculos: “Festa do Peixe”, dirigido por Eduardo Okamoto e dramaturgia da autora japonesa Yu Miri;
“Entremeios”, dirigido por Matteo Bonfitto a partir de contos do autor Guimarães Rosa; “Perdoa-me por me traíres”, dramaturgia de Nelson Rodrigues dirigido por Roberto Mallet; “Caso de Matraca”, baseado no conto “O Alienista” de Machado de Assis e dirigido por Wanderley Martins e o teatro de rua “A torre em concurso”, dirigido por ​Osvaldice Conceição​.

A Mostra é promovida pelo Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e organizada pelos alunos do curso de graduação, orientados e dirigidos pelos docentes do departamento. O evento acontece semestralmente desde 2010, e desde 2016 vem buscando ampliar o diálogo com a cidade de Campinas.

Confira dias, horários e locais abaixo (espetáculos marcados com * terão acessibilidade por meio de audiodescrição; com ** terão tradução em libras). Para mais informações acesse o evento na página do facebook.com/ArtesCenicasUnicamp. (Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Espetáculo “Festa do Peixe”

Paviartes – 06* e 07/6*, às 14h e às 19h

CIS Guanabara – 15/6 às 20h e 16/6 às 19h

Espetáculo “Entremeios”

CIS Guanabara – 08/6 às 20h e 09/6 às 19h

Paviartes – 11* e 12/6, às 14h e às 19h**

Espetáculo “Perdoa-me por me traíres”

Paviartes – 17* e 18/6, às 14h e às 19h

CIS Guanabara – 25 e 26/6* às 20h

Espetáculo “Caso de Matraca”

Paviartes – 25 e 26/6*, às 14h e às 19h

CIS Guanabara – 29/6* às 20h e 30/6 às 19h

Espetáculo de rua “A torre em concurso”

Praça do Marco Zero da Unicamp – 13/6 às 13h

Praça do Coco – 14/6 às 17h

Largo da Catedral – 17/6 às 16h

Mostra 0.18 (Mostra de cenas dos alunos do segundo ano)

Paviartes – 19 e 27/6 às 14h

OFICINAS (Sala dos Toninhos, na Estação Cultura; CIS Guanabara; e sede do Grupo Téspis).

– 15/06, das 14h às 17h: ‘Proposição e escuta: o indivíduo em relação ao coro’ – Sala dos Toninhos (Estação Cultura).

– 15/06, das 14h ás 17h: “Criação a partir do estudos de aspectos culturais japoneses” (CIS Guanabara).

– 17/06 – das 19h às 22h: ‘Jogos cênicos a partir da obra de Guimarães Rosa’ (Téspis).

– 27/06 – das 19h às 22h: ‘Práticas Interpretativas com ênfase na linguagem realista’ (Téspis).

FICHA TÉCNICA DOS ESPETÁCULOS:

– “Festa do Peixe” – dirigido por Eduardo Okamoto e dramaturgia da autora japonesa Yu Miri.

– “Entremeios” – dirigido por Matteo Bonfitto a partir de contos do autor João Guimarães Rosa.

– “Perdoa-me por me traíres” – dramaturgia de Nelson Rodrigues dirigido por Roberto Mallet.

– “Caso de Matraca” – baseado no conto “O Alienista” de Machado de Assis e dirigido por Wanderley Martins.

– “A torre em concurso” – teatro de rua dirigido por Osvaldice Conceição.

ENDEREÇOS:

Paviartes (Unicamp). Rua Pitágoras, 500 – Cidade Universitária, Barão Geraldo

CIS Guanabara. Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo

Praça do Coco. R. José Martins, 738 – Barão Geraldo

Praça da Catedral. Praça José Bonifácio, s/n – Centro

Praça Marco Zero da Unicamp. Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo

Téspis. Rua Augusto César de Andrade, 575 – Nova Campinas

Sala dos Toninhos (Estação Cultura). Rua Francisco Teodoro – Vila Industrial

PRIMEIRA SEMANA

6 e 7/06 – ABERTURA DA MOSTRA – “Festa do Peixe”, no Paviartes (Unicamp).

8 e 9/06 – 1º fim de semana da Mostra e 1º espetáculo fora da Unicamp – “Entremeios”, no CIS Guanabara.

Coletivo Bandô de Teatro apresenta o espetáculo “Entremeios”, uma experiência sensorial

direção de Matteo Bonfitto

•SINOPSE

“Se quiser seguir-me, narro-lhe, não uma aventura, mas experiência.” A partir da obra de João Guimarães Rosa, “Entremeios” é a materialização de um amplo universo de seres ficcionais e suas narrativas de SER. Um jogo de corpos e realidades que se entrelaça e se dissolve, explorando o caráter transitório da existência… Como se não fosse ninguém, ou se todos uma pessoa só, uma só vida fossem. O espetáculo explora os diversos sentidos e formas de percepção, como o olfato.

•CIS GUANABARA

8/JUNHO, sábado, às 20h

9/JUNHO, domingo, às 19h

•PAVIARTES

11/JUNHO, terça-feira, às 14h* e 19h

12/JUNHO, quarta-feira, às 14h e 19h**

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

15 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

16 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

17 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

18 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

20 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

21 hours ago