Em Campinas, população já pode fazer consulta com optometrista para usar óculos

A população de Campinas poderá consultar um optometristas para verificar a capacidade visual e poder usar óculos, função que antes era restrita ao oftalmologista. O profissional de optometria se limita a fazer a medição da visão, graduação de óculos e lentes de contato e outras funções visuais.

(foto reprodução internet – es)

Esta semana, o prefeito Jonas Donizette (PSB) sancionou o projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal que regulamentou a atividade. A Lei garante segurança jurídica aos agentes sanitários da Prefeitura para a emissão dos alvarás, e principalmente, segurança aos optometristas legalmente habilitados, para trabalharem de posse do seu alvará sanitário.

De acordo com o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) cidade de Campinas é uma das primeiras e terá reflexo no Estado de São Paulo e possivelmente em todo o País.

Com a legislação, os profissionais optometristas podem de abrir consultórios, facilitando o acesso da população a exames de vista e contribuindo com redução das filas de espera nas unidades públicas de saúde.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP), Daniela Iamamoto, a nova lei irá beneficiar milhares de pessoas que necessitam de exames. “Há filas de espera gigantescas nas cidades para a realização de prescrição ótica, e queremos suprir essa necessidade, com profissionais qualificados e preparados para cuidar da saúde primária da visão”, afirmou. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago