Vereador e associação pedem que MP investigue ataque de fanáticos religiosos em Campinas

O vereador Carlão do PT e a Associação das Religiões de Matrizes Africanas de Campinas e região (Armac) fizeram uma representação em que pedem que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) apure responsabilidade de prática de intolerância, preconceito e discriminação religiosa de membros da igreja evangélica quadrangular.

(foto: divulgação – site pessoal)

O documento ressalta que o terreiro de Umbanda da Avó Benedita vem sofrendo há algumas semanas provocações de integrantes da Igreja Evangélica Quadrangular, que é vizinha do terreiro.

A representação afirma ainda que durante os cultos são proferidas expressões que vêm esmerando-se em demonizar, difamar e enxovalhar as religiões de matriz africana, induzindo e incitando os fiéis ao preconceito e à discriminação religiosa.

As expressões são intercalas com o uso do vocábulo macumba, traduzindo o emprego de metáforas que mal disfarçam o endereçamento das ofensas. E também que carros de frequentadores do terreiro de Umbanda tiveram pneus furados e uma pedra fora lançada da igreja contra terreiro.

OutrosLados

Veja Representação

Recent Posts

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

52 minutes ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

16 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

18 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

18 hours ago