No próximo sábado (25/5), às 17h, o Palhaço Jerônimo apresenta o espetáculo cômico-musical A Estreia no Centro Cultural Casarão do Barão, em Barão Geraldo. A montagem celebra os 15 anos do Palhaço Jerônimo, interpretado pelo ator Thiago Sales, da companhia Circo Caramba. Os ingressos são no chapéu (contribuição espontânea da plateia).
A Estreia é um deleite aos amantes da arte da gargalhada e da música nada convencional. Trata-se do terceiro espetáculo de repertório da companhia Circo Caramba, fundada em 2009, e o segundo solo de Thiago Sales, que se dedica, desde 2003, à pesquisa e às experimentações do universo do palhaço excêntrico musical. “De maneira divertida e carismática, utilizo em cena de diversos recursos peculiares desse tipo de palhaço: instrumentos inusitados, o manuseio de maneira surpreendente de instrumentos convencionais, além da apresentação de paródias e da improvisação musical com o público”, conta Thiago Sales.
A fim de homenagear o seu Palhaço, Thiago Sales construiu uma dramaturgia inédita e bastante pessoal, tanto com relação ao enredo quanto ao alinhavar das cenas, que se amparam na inspiração e na adaptação de números clássicos de picadeiro, em esquetes de improviso com a plateia e em números musicais e paródias. No meio disso tudo está a história de Jerônimo, “que, durante toda a sua vida, alimentou o desejo de apresentar suas habilidades musicais à plateia, mas nunca teve essa oportunidade. Até que um dia, como funcionário de uma banda, ele percebe que a sua hora de estrear chegou”.
Durante a performance, Jerônimo desfila aos olhos do respeitável público diversas habilidades com instrumentos, entre as quais a de tocar uma composição erudita em uma bomba de encher pneu de bicicleta, alegrar-se no samba por meio de uma engenhoca mirabolante feita de instrumentos de percussão e entoar uma música bem melódica ao som de taças musicais. “Para cada tipo de ritmo que se atreve a homenagear, como o rock, o reggae, o forró, o erudito, Jerônimo escolhe um de seus instrumentos preferidos, entre os convencionais (tuba, violão, violino) e os inventados, como o piano de garrafas e as taças afinadas”.
O enredo
Acaba de terminar mais uma apresentação da Banda Incrível Som. Os músicos já deixaram o palco e, nesse momento, “entra em cena” Jerônimo, o funcionário da banda. A rotina se repete sempre da mesma forma: a banda se retira, o público vai embora e Jerônimo permanece ali, solitário, guardando os instrumentos e equipamentos. Seria um verdadeiro tédio o trabalho desse palhaço se não fosse pelo fato de ele sempre aproveitar o momento para ensaiar um show que sonha apresentar.
“Em um certo dia, as coisas acontecem de forma um pouco diferente: a banda vai embora, mas o público fica, talvez aguardando um improvável bis. Essa deve ser a oportunidade perfeita para que Jerônimo possa finalmente estrear o tão sonhado show. A partir daí, o palhaço se torna a estrela daquele palco e inicia seu inesperado e eclético espetáculo, no qual cada número será uma homenagem a um gênero musical. O público irá testemunhar o sonho de Jerônimo se tornando realidade e embarcará com ele num divertido passeio cômico-musical”, conta Thiago Sales. (Carta Campinas com informações de divulgação)
A Estreia, solo de Thiago Sales (Palhaço Jerônimo)
Quando: Sábado (25/5), às 17h
Onde: Centro Cultural Casarão do Barão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo, em Campinas/SP)
Quanto: Ingressos no chapéu (contribuição espontânea da plateia)
Classificação: LivreInformações:(19) 3287-6800