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Novo cinema indiano e ‘A classe operária vai ao paraíso’ são destaque no circuito de cinema do MIS

O Circuito de Cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, traz no mês de maio uma programação variada com filmes clássicos, produções contemporâneas, filmes dirigidos por mulheres, documentários brasileiros, além de um Festival de Super 8.

Hindi Medium, de Saket Chaudhary

Destaque também para a mostra em homenagem ao cineasta Amilar Alves, dramaturgo que produziu um dos primeiros longas de ficção do Brasil, “João da Mata”, em 1923.

Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar, Luchino Visconti, Akira Kurosawa e Glauber Rocha também têm títulos na programação.

Todas as exibições no MIS são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL/ Primeiro de Maio

Curadoria: Adriano de Jesus

Quarta-feira, 01 de maio, 19h

OS COMPANHEIROS direção de Mario Monicelli
Sinopse: A história de operários têxteis explorados em Turim, na Itália, na virada do século, que começam na luta por melhores condições de trabalho. O professor Sinigaglia (Marcello Mastroianni) é enviado pelos socialistas para ajudá-los a organizar sua greve e dar forma à sua luta.Itália/ França, 1963, Preto & Branco, 130 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Quinta-feira, 02 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 Minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CINECLUBE CACHOEIRA

A história do cinema brasileiro é feita de desbravadores, aventureiros, inovadores, conformistas e revolucionários. Glauber Rocha é um autor que seguramente insere-se no panteão dos revolucionários. Para este artista a luta do cinema brasileiro é a luta pela transformação da sociedade, é a luta pela ruptura estética que exprime o desejo de descolonizar o nosso olhar. Glauber Rocha faria 80 anos neste ano de 2019. Perante estes tempos sombrios, julgamos necessário exibir, debater e escrever sobre os seus filmes; referências indispensáveis para todos aqueles que desejam filmar livremente a nossa realidade.

Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha

Quinta-feira, 02 de maio, 19h30

TERRA EM TRANSE
direção de Glauber Rocha
Sinopse: O jornalista e poeta Paulo Martins oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado: D. Porfírio Diaz, um líder de direita e político de tradição, D. Felipe Vieira, governador da Província de Alecrim, líder populista e demagógico, e D. Julio Fuentes, poderoso empresário dono de um império de comunicação. Numa conversa com a militante Sara, Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira possui tais atributos. Eldorado encontra-se entre o golpe de estado e o populismo, entre a crise e a transformação. E Paulo, dividido entre a poesia e a política, agoniza sem conseguir solucionar as incoerências de Eldorado e as suas próprias contradições.Em abril de 1967 o filme foi proibido em todo território nacional, por ser considerado subversivo e irreverente com a Igreja. Depois foi liberado, com a condição de que se desse um nome ao padre interpretado por Jofre Soares. Eleito quinto melhor filme brasileiro de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Cannes.Ganhou o Grand Prix, no Festival de Locarno.Ganhou o prêmio de Melhor Filme e o Prêmio da Crítica, no Festival de Havana. Brasil, 1967, Preto & Branco, 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 03 de maio, 15h

OS SETE SAMURAIS direção: Akira Kurosawa
Sinopse: No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de “ronin”). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por uma das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Japão, 1954, Preto & Branco , 207min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sexta-feira, 03 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 Minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política

Curadoria Associação ECCOS

Sábado, 04 de maio, 16h

KBELA
direção de Yasmin Thayná Sinopse: Na indústria cinematográfica, mulheres negras sempre foram retratadas com cabelos alisados, promovendo um embranquecimento de suas características para agradar um público acostumado com personagens naturalmente brancos. No entanto, a diretora Yasmin Thayná resolve abandonar toda essa dinâmica conservadora e empodera mulheres negras através de seus cabelos crespos, uma das principais características da etnia negra e que deve, sempre, ser celebrada. Brasil, 2015, 22 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO CINE RESISTA

DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS

CURADORIA: FERNANDA VIANA, RODRIGO LARA E TATIANE MALTA

Sábado, 04 de maio, 19h30

ABC DA GREVE
Direção: Leon Hirszman

Sinopse: Documentário que cobre os acontecimentos do movimento operário em 1979, no ABC paulista. O filme mostra a busca dos operários por melhores salários e melhores condições de vida e o momento em que decidem pela greve, afrontando a ditadura militar no Brasil. Brasil, 1990, 85min. Não recomendado para menores de 12 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 06 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 Minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

CICLO: PÉROLAS ESCONDIDAS DO CINEMA Curadoria Hamilton Rosa Junior

Segunda-feira, 06 de maio, 19h30

ENFORCAMENTO direção de Nagisa Oshima
Sinopse: Enforcamento é um dos maiores filmes de Oshima, conhecido por nós, sobretudo por O Império dos Sentidos e Furyo – Em Nome da Honra. O filme, que só foi exibido no Brasil na Cinemateca de São Paulo, é um ataque contra a pena de morte praticada no Japão. O homem condenado não consegue morrer, e os que estão na câmara da morte entram em pânico e se perguntam o que fazer. Após cerca de cinco minutos de narração (pelo próprio Oshima), os personagens entram em ação, participando de uma discussão repleta de humor negro. De fato, este é um filme engraçado, e confronta algumas coisas muito nervosas e que muitas vezes atravessam a linha da indignação. Oshima, como sempre faz, ataca as vacas sagradas do Japão. Além da pena de morte, ele lida com preconceito contra coreanos, estupro, política, o respeito à autoridade e muito mais. A atuação do elenco é excelente, particularmente o coreano que interpreta o condenado. Sua postura calma proporciona um excelente equilíbrio à mania dos funcionários ao seu redor, enquanto tentam fazê-lo lembrar quem ele é e o que ele fez. Japão, 1968, 117 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Indiano”
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 7 de Maio, 14h
HINDI MEDIUM
direção de Saket Chaudhary
Um casal jovem indiano (Irrfan Khan e Saba Qamar) está com uma difícil
missão pela frente: fazer com que sua filha, ainda criança, tenha a
melhor educação de todo o país. Tudo isso com o objetivo de fazer com
que eles sejam aceitos na elite de Delhi. O problema é que a tarefa
será mais difícil que imaginavam e eles terão muitas aventuras no
caminho. Índia, 2017. Colorido, 132 min.

A classe operária vai ao paraíso, de Elio Petri

CINECLUBE OUTUBRO

Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”

Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Quarta-feira, 08 de maio, 19h

A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO
direção de Elio Petri
Sinopse: Lulu Massa (Gian Maria Volonté) é um trabalhador exemplar, dedicado e admirado por seus chefes pelo trabalho bem feito, mas detestado pelos demais funcionários. Por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, o sindicato decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Lulu decide não se envolver com o movimento político até o momento em que sofre um acidente com uma das máquinas, o que lhe custa um dedo. Com o descaso de seus patrões com o acidente ele decide participar dos grupos revolucionários. Itália, 1971, 126 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 08 de maio, 19h

UMA NOITE NA ÓPERA direção de Sam Wood
Sinopse: Um esperto agente de negócios e dois amigos malucos tentam ajudar dois cantores de ópera a alcançar o sucesso. Eles não são bem aceitos como tenores, e os três irmãos Marx vão tentar eliminar o concorrente através de muitas palhaçadas e brincadeiras, bem típicas do grupo. EUA, 1935, Preto & Branco, 92 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Mulheres na Direção

Curadoria: NAYARA GOMES LOPES

Quinta-feira, 09 de maio, 19h30

EU NÃO SOU UMA BRUXA

direção de Rungano Nyoni
Sinopse: Depois de um incidente banal em sua aldeia local, Shula, de 8 anos, é acusada de feitiçaria. Um breve julgamento a considera culpada e ela é levada à guarda do estado e exilada para um campo de bruxas no meio de um deserto. Lá, ela participa de uma cerimônia de iniciação onde aprende as regras em torno de sua nova vida como bruxa. Como os outros residentes, Shula é amarrada a um carretel com uma fita. Dizem-lhe que se cortar a fita, será amaldiçoada e transformada em uma cabra. Alemanha/França/Reino Unido da Grã-Bretanha/Irlanda do Norte/Zâmbia, 2017, 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 10 de maio, 15h

SINDICATO DE LADRÕES

direção de Elia Kasan
Sinopse: Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando um trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).Sindicato de Ladrões foi inspirado em “Crime on the Waterfront”, série de artigos publicados no New York Sun que rendeu a Malcolm Johnson o Pulitzer, em 1949. EUA, 1954, Preto & Branco , 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

MOSTRA AMILAR ALVES

Sexta-feira, 10 de maio, 19h30

SER dirigido pelo Sr. Henrique de Oliveira Junior. Produção 1969 Duração: 01 minutos, 56 segundos

BAILADO dirigido pelo Sr. Henrique de Oliveira Junior. Produção 1980 Duração: 03 minutos, 54 segundos

MEMÓRIAS EM CELULÓIDE dirigido pelo Marcos Craveiro. Produção 1980 Duração: 13 minutos, 56 segundos

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

MOSTRA AMILAR ALVES

Sábado, 11 de maio, 18h

DEZ JINGLES PARA OSWALD DE ANDRADE Direção: Rolf de Luna Fonseca. Produção 1972 Duração: 13 minutos, 17 segundos

O ARTISTA Direção: Luiz Carlos Ribeiro Borges. Produção 1967 Duração: 06 minutos, 36 segundos

UM PEDREIRO Direção: Dayz Peixoto Fonseca. Produção 1966 Duração: 11 minutos, 23 segundos

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 13 de maio, 19h

Coisa-Malu Duração: 24 Minutos Ano: 2015 Gênero: Ficção Direção: Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende Sinopse: “Malu é uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.”

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CINE DEBATE

Curadoria PES – Mídiativismo

Segunda-feira, 13 de maio, 19h30

PRIVATIZAÇÕES: A DISTOPIA DO CAPITAL
direção: Silvio Tendler
Sinopse: Uma análise crítica em relação às consequências geradas pela adoção descontrolada de medidas neoliberais no Brasil após as passeatas de 2013. A lógica por trás da legitimação do Estado mínimo é retratada através de imagens que ilustram, com muita clareza e cuidado, como o governo foi capaz de gerenciar a venda de ativos públicos ao setor privado garantindo um desmonte do Estado Brasileiro. Brasil, 2014, 56 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Indiano”
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 14 de Maio, 14h
HOTEL SALVATION
direção de Shubhashish Bhutian
Um sonho sinistro convence Dayanand Kumar, de 77 anos, que seu fim
pode estar próximo. Ele leva a notícia a seu filho Rajiv, sabendo que
ele quer ter seu último dia na cidade santa de Varanasi e no final do
ciclo de renascimento, para alcançar a salvação. Sendo o filho
obediente que é, Rajiv fica sem escolha, mas larga tudo e faz a viagem
com o seu teimoso pai. Índia, 2016. Colorido, 103 min

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 15 de maio, 19h

AS IRMÃS GION direção de Kenji Mizoguchi
Sinopse: ”Gion no Shimai” é unanimemente apontado como uma das primeiras obras-primas indiscutíveis de Mizoguchi. Nesta história de duas irmãs, ambientada em Gion (o bairro de Quioto onde se localizavam as casas de gueixas), Mizoguchi passa de dois retratos de mulheres de maturidade e experiência diversas para uma das suas mais violentas representações do feminino. Uma sequência final antológica. Japão, 1936, Preto & Branco, 69 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Quinta-feira, 16 de maio, 19h

Coisa-Malu

Duração: 24 Minutos Ano: 2015 Gênero: Ficção Direção: Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende Sinopse: “Malu é uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.”

CICLO: ALMODOVAR

Curadoria Roberta Klink

Quinta-feira, 16 de maio, 19h30

A FLOR DO MEU SEGREDO
direção de Pedro Almodóvar
Sinopse: Leo Macias (Marisa Paredes) é uma romancista que escreve histórias de 2ª categoria e consegue certo sucesso, mas se esconde sobre o pseudônimo de Amanda Gris. Paralelamente ela se sente infeliz, pois Paco (Imanol Arias), seu marido, é um militar que está sempre no exterior. Quando seu casamento começa a entrar em crise, Leo se vê entrando em desespero, o que a leva para a bebida e a parar de escrever seus contos. Espanha, 1995. Colorido, 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sexta-feira, 17 de maio, 15h

JOHNNY GUITAR

direção de Nicholas Ray
Sinopse: Vienna (Joan Crawford), dona de um saloon próximo da ferrovia, tem planos ambiciosos para seu terreno. Emma Small (Mercedes McCambridge), filha de um rico fazendeiro da cidade vizinha, não pretende deixar que ela os realize. Emma é apaixonada por Dancin’ Kid (Scott Brady), que prefere Vienna. Tentando se livrar da inimiga, a herdeira manda seus capangas destruírem o saloon e inicia uma verdadeira guerra, na qual Vienna conta com o luxuoso auxílio de uma importante figura de seu passado: Johnny Guitar (Sterling Hayden). EUA, 1954, Preto & Branco , 111min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sexta-feira, 17 de maio, 19h

Coisa-Malu

Duração: 24 Minutos Ano: 2015 Gênero: Ficção Direção: Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende Sinopse: “Malu é uma criança tímida que passa seus dias fantasiando. Certo dia, conduzida por uma melodia, atravessa um portal que a transporta para uma terra mágica. Nela, Malu encontrará seres fantásticos e diversos desafios enquanto procura a música que a levou até lá.”

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”

curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 17 de maio, 19h40

OS CAFAJESTES
direção de Ruy Guerra
Ao saber que o pai rico está à beira da falência, o mimado Vavá
(JDaniel Filho) convoca o amigo Jandir (Jece Valadão) com um plano
para arrumar dinheiro rápido: eles vão chantagear um tio de Vavá
tirando fotos comprometedoras da amante dele, Leda (Norma Bengell).
Brasil, 1962. Preto e Branco, 100 min.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Sábado, 18 de maio, 15h40

A Previsão do Pôr do Sol

Duração: 16 Minutos Ano: 2018 Gênero: Ficção Direção: Ana Amon SINOPSE: Laís é uma jovem ansiosa que se preocupa muito com problemas insignificantes, enquanto evita um conflito com seu pai, que não vê há mais de um ano. Em um dia comum, Laís sai de sua rotina ao admirar um belo pôr do sol, e após conversas com pessoas ao redor, mudanças passam a acontecer em sua vida.

Ciclo Diversidade Sexual

Curadoria Cineclube Purpurina

Sábado, 18 de maio, 16h

GÊNERO SOB ATAQUE
direção de Jerónimo Centurión

Sinopse: Em uma América Latina hoje dominada por fortes ondas conservadoras e ativismos que se opõem ao reconhecimento de direitos sexuais igualitários, a liberdade de decisão própria em prol de uma agenda política específica é cada vez mais limitada. Em países como Brasil, Costa Rica, Colômbia e Peru, os processos eleitorais tornam-se cada vez mais complicados perante às questões de gênero. Peru, Costa Rica/Brasil/Colômbia, 2018, 70 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CICLO: TEATRO AMERICANO N0 CINEMA

Curadoria: Laerte Ziggiatti

Sábado, 18 de maio, 19h30

UMA RUA CHAMADA PECADO
direção de Elia Kazan
Sinopse: A peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams, que estreou no final da década de 1940, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do teatro americano na segunda metade do século passado. Dirigida por Elia Kazan, que em 1951 faria a adaptação da mesma para o cinema, essa produção teatral ficou marcada pelo desempenho de Marlon Brando, que inaugura um novo estilo de interpretação desenvolvido no Actors Studio em Nova York. Toda uma geração de atores sucumbiu a essa influência: Montgomery Clift, James Dean, Jack Nicholson e Al Pacino são exemplos dessa mudança no modo de atuação ocorrida no teatro e cinema desse período . O filme ( que no Brasil recebeu o título de Uma Rua Chamada Pecado) estreou nos Estados Unidos sob uma tempestade de controvérsias e foi visto por setores conservadores da sociedade americana como uma obra imoral, decadente, vulgar e pecaminosa. Sua história é simples. Blanche Du Bois (Vivien Leigh), filha de uma família aristocrática do sul que perdeu suas posses e posição social, vai a New Orleans para ficar com sua irmã Stella (kim Hunter). Choca-se com a sordidez do ambiente, sobretudo com o cunhado Stanley (Marlon Brando), um tipo grosseiro e primitivo dotado de uma sexualidade transbordante. A tensão sexual que permeia o filme provocou a intervenção da censura em seu lançamento. 1951, impróprio para menores de 14 anos. EUA, 1951, 122 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 20 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 Minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Ciclo Cine Mulher Curadoria: Promotoras Legais Populares


Segunda-feira, 20 de maio , 19h30

HOLOCAUSTO BRASILEIRO
direção de Daniela Arbex, Armando Mendz
Sinopse: Adaptação do livro homônimo escrito por Daniela Arbex, este é um retrato aprofundado e contundente sobre os eventos que ficaram conhecidos como Holocausto Brasileiro, ou seja, o grande genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais, local onde os pacientes eram torturados, humilhados e assassinados. Brasil, 2016. 90min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Indiano”
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 21 de Maio, 14h
MASAAN
direção de Neeraj Ghawyan
Às margens do rio Ganges, na Índia, quatro pessoas enfrentam
preconceitos, a rigidez dos padrões morais e o sistema de castas em
meio a tragédias pessoais. Deepak é um jovem de bairro pobre que se
apaixona perdidamente por uma mulher, que não pertence à mesma casta.
Devi, uma estudante perdida, e que vive torturada pelo sentimento de
culpa depois do desaparecimento do seu primeiro amor. Pathak, pai de
Devi, é vítima de corrupção policial e perde o seu sentido moral em
troca de dinheiro. E, por fim, Jhonta, um jovem que procura uma
família. Todos estão à procura de um futuro melhor, e cujos caminhos
se cruzam. Índia, 2016. Colorido, 109 min.

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 22 de maio, 19h

A GRANDE ILUSÃO direção de Jean Renoir
Sinopse: O filme passado durante I Guerra Mundial, conta a história de dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs. O Capitão Boeldieu (Pierre Fresnay), antes um aristocrata, e o Tenente Marechal (Jean Gabin), que era um simples mecânico quando ainda civíl. Eles conhecem outros prisioneiros de diversas origens e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal (Marcel Dalio). Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para um fortaleza. É lá que Boeldieu faz amizade com um oficial alemão chamado Van Rauffenstein (Erich von Stroheim), também de origem aristocrática. O ministro de Propaganda da Alemanha Joseph Goebbels queria que as cópias de A Grande Ilusão fossem as primeiras coisas apreendidas pelas tropas alemãs quando eles ocupassem a França. Ele se referia a Renoir como o “inimigo cineasta número um”. França, 1937, Preto & Branco, 114 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL FESTIVAL SUPER 8

Quinta-feira, 23 de maio, 19h/ Sexta-feira, 24 de maio, 19h/ Sábado, 25 de maio, 19h/ Domingo, 26 de maio, 18h

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Sedução da Carne, de Luchino Visconti

Sexta-feira, 24 de maio, 15h

SEDUÇÃO DA CARNE – Senso

direção de Luchino Visconti
Sinopse: Veneza, 1866. O movimento pela unificação da Itália está prestes a iniciar a guerra pela libertação da região, então ocupada pela Áustria. A Condessa Livia Serpieri (Alida Valli), prima do Marquês Ussoni (Massimo Girotti), um dos líderes da resistência, é seduzida e apaixona-se perdidamente pelo tenente austríaco Franz Mahler (Farley Granger). Pelo relacionamento ela passa por cima de casamento, família, honra e pátria. Exibido no Festival de Veneza de 1954. Itália, 1954, 123 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Segunda-feira, 27 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

Ciclo Mensal CATAVENTO Sessão de curtas que tematizam a cidade

Segunda-feira, 27 de maio, 19h

PRAÇA PARIS Direção: Lúcia Murat

Roteiro: Lúcia Murat, Raphael Montes

Música composta por: André Abujamra, Marcio Nigro

Produção: Lúcia Murat, Luís Galvão Teles, Felicitas Raffo

Camila é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória, ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas, é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como alguém essencial em sua vida. Brasil, 2017, 110min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo “Sessão da Tarde Especial Novo Cinema Indiano”
curadoria: Andréia Reis e Ricardo Pereira

Terça, 28 de Maio, 14h
NEWTON
direção de Amit Masurkar
Newton (Rajkummar Rao) é um voluntário eleitoral que embarca numa
missão difícil. Ele é levado de helicóptero para a selva até uma
aldeia onde deve se assegurar que a eleição é realizada corretamente.
Porém, o trabalho revela-se um centro de tensão democrático e Newton
deve permanecer fiel a seus princípios. Índia, 2017. Colorido, 106
min

CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA

Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato

Quarta-feira, 29 de maio, 19h

A MULHER DO PADERIO direção de Marcel Pagnol
Sinopse: Em um pequeno vilarejo em Provence, na França, o padeiro de meia-idade Aimable (Raimu) vive uma vida tranquila ao lado da sua jovem esposa Aurelie (Ginette Leclerc) e comanda uma padaria que todos costumam ir. Quando Aurelie foge com um belo pastor, seu marido abandonado fica tão triste que desiste de fazer pães. Só que sem eles o vilarejo para, e seus habitantes levam a fuga muito a sério. Para trazer Aurelie de volta e também os pães, eles deixam as rixas pessoais de lado e se unem para procurar e recuperar a esposa fujona. França, 1938, Preto & Branco, 133 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CURTA MIS

Curadoria: Jean Goes e Ana Amon

Quinta-feira, 30 de maio, 19h

Tolerância Com Quem?  Duração: 20 Minutos Ano: 2018 Gênero: Documentário Direção: Gabriel Fernandes e Beatriz Palermo

“O conceito de tolerância é subjetivo, por isso seis entrevistados dão sua opinião sobre o tema. As entrevistas buscam provocar reações que ilustram a multiplicidade de posicionamentos em torno do tema. Entre as entrevistas, a intolerância na internet é discutida, buscando trazer a discussão temas como público x privado, filtro-bolha das redes sociais e pós-verdade. Com a mistura de colagens e entrevistas, o documentário busca provocar o público e trazer o questionamento: Tolerância com quem?”

Cineclube Poeira

ciclo ” ENCONTRANDO GOD-ART “

Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Made in USA, de Jean-Luc Godard

Quinta-feira, 30 de maio, 19h30

MADE IN USA Direção de Jean-Luc Godard
Sinopse: Paula (Anna Karina) é uma jovem jornalista que parte para pequena cidade francesa a fim de encontrar o seu marido. Chegando lá, ela descobre que ele foi assassinado e começa a investigar as causas do crime. Em sua busca por descobrir a verdade sobre a morte de seu marido, Paula se depara com a crua imagem da sociedade moderna em que vivemos. França, 1966, 90 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Museu da Imagem e do Som – Campinas

Palácio dos Azulejos

Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800

Programação sujeita a alterações

Entrada Gratuita (32 lugares)

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