Miliciano preso por participar de organização criminosa no DF é tio de Michelle Bolsonaro

Um dos sete policiais militares presos nesta quarta-feira (29/05) por integrarem uma milícia com atuação na região do Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal, é tio da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, relata o blog cbpoder do Correio Brasiliense.

(foto fabio pozzebom – ag brasil)

O 1º sargento João Batista Firmo Ferreira foi um dos alvos da Operação Horus, que investiga PMs por crimes de loteamento irregular do solo, extorsão e até homicídio, relacionados à grilagem de terras. O militar reformado é irmão de Maria das Graças, mãe de Michelle. A família da primeira-dama mora na região do Sol Nascente.

A Operação Horus foi comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gaeco/MPDFT) nesta quarta-feira, 29 de maio.

O MP visava para desarticular organização criminosa formada por militares que grilava terras em Ceilândia. Foram cumpridos 7 prisões e 11 mandados de busca e apreensão contra policiais militares do DF.

A ação foi realizada em parceria com a Coordenação Especial de Repressão à Corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária da Polícia Civil do Distrito Federal (Cecor/PCDF) e a Auditoria Militar do Distrito Federal.

As investigações iniciaram em 2011 e identificaram que um grupo criminoso atuava no parcelamento irregular de solo urbano do Condomínio Sol Nascente desde o início da ocupação. Eles foram responsáveis pelo surgimento de dezenas de loteamentos ilegais na região.

Segundo investigadores, uma parte do grupo de criminosos atua como braço armado dos grileiros e comete uma série de delitos, como ameaças e homicídios, e seriam auxiliados por policiais militares responsáveis por proteger e dar suporte a esses criminosos, bem como por comercializar parte dos terrenos.

As investigações se basearam, ainda, em informações contidas em Inquérito Policial Militar instaurado pelo Departamento de Controle e Correição da PMDF para apurar os mesmos fatos. O Gaeco já havia denunciado, no ano passado, os policiais pelo crime de organização criminosa.

A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal, em parceria com a Coordenação Especial de Repressão à Corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária da Polícia Civil DF e com a Corregedoria Militar do Distrito Federal.

Os sete sargentos presos são lotados ou já atuaram no 8º e no 10º Batalhão da Polícia Militar, unidades responsáveis pelo policiamento ostensivo na região do Sol Nascente. (Com informações de divulgação do MP)

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

12 hours ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

14 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

17 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

18 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

1 day ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

2 days ago