Água de Valinhos também contém 27 tipos de agrotóxicos, sendo 11 altamente tóxicos

A água de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas, também está com presença de agrotóxicos, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. Os agrotóxicos apareceram em mais de 200 análises das cerca de 250 que foram feitas entre os anos de 2014 e 2017. Dos 27 agrotóxicos encontrados na água do valinhenhse, 11 são altamente tóxicos e provocam doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.

Entre os 27 detectados nas análises, 24 estavam acima do limite permitido pela legislação da União Europeia e apenas um, o aldrin, acima do limite permitido pelas normas brasileiras, que são pouco rigorosas.

O levantamento desses dados foram obtidos no Ministério da Saúde e tratados em investigação conjunta da Repórter Brasil, Agência Pública e a organização suíça Public Eye.

Esses dados são parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento, que em Valinhos é feio pelo DAEV (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos).

Você pode consultar a contaminação da água na sua cidadeneste link.

Não é só Valinhos, dados do Ministério da Saúde revelaram que a água de quase todas as grandes cidades está contaminada com substâncias que podem causar doenças graves. De acordo com a reportagem de Ana Aranha e Luana Rocha, um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil.

Veja mais informações neste link

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

8 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

10 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

14 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

14 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

14 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago