Unicamp conseguiu em 2018 o registro de 71 patentes desenvolvidas por professores e pesquisadores

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) 71 patentes criadas por seus pesquisadores, professores e cientistas. As patentes são registros de invenções que garantem a originalidade e protege contra cópias não autorizadas.

(Fonte: Relatório de Atividades 2018 da Agência de Inovação Inova Unicamp)

Entre as patentes concedidas em 2018, está um processo para criação de um sensor biodegradável que detecta rapidamente alimentos impróprios para o consumo, desenvolvido sob responsabilidade da professora Telma Franco, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Outra patente das 71 que foram concedidas em 2018 está no campo da difusão sonora, desenvolvida pelo professor José Augusto Mannis do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Trata-se de um conhecimento geométrico que pode ser usado na arquitetura e construção civil, oferecendo conforto ambiental com controle de ruídos.

Além de receber o registro final de 71 patantes, em 2018, a Unicamp também desenvolveu 72 novos pedidos de patentes que serão analisadas pelo INPI e poderão ser concedidas nos próximos anos. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Ponte Esqueleto em Limeira foi interditada, mas empresários pressionaram por abertura

(imagem de vídeo reprodução redes sociais) A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério…

10 hours ago

Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas divulga programação; confira

"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto divulgação) O Feverestival - Festival Internacional de…

12 hours ago

Vera Fischer Era Clubber traz a Campinas sua mistura de punk, eletrônico e poesia urbana

(foto divulgação) A cena musical independente brasileira ganha destaque no palco do Sesc Campinas na…

17 hours ago

Mais de 40 países, em todo mundo, buscam proibir redes sociais para menores

(imagem ron lach- ccl) Governos do mundo todo estão tentando limitar o acesso de crianças…

20 hours ago

Base Estelar Campinas debate volta do homem à Lua na 50ª Convenção de Ficção Científica

(foto divulgação - nasa) A Base Estelar Campinas promove no próximo sábado, 20 de junho,…

20 hours ago

Prefeito de Nova York exalta Sócrates e a Democracia Corinthiana em vídeo

(imagem divulgação democracia corinthiana) O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, defendeu neste fim de…

1 day ago