Ícone do site Wordpress Site

‘Plano Sequência / Take 2’, com a Jorge Garcia Cia de Dança, se suspende na intersecção entre dança e cinema

Em São Paulo – De 9 a 18 de abril, a Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta “Plano Sequência / Take 2”, seu mais recente trabalho, remontado em adaptação para a área de convivência da Oficina Cultural Oswald de Andrade, uma vez que a criação é atravessada pela arquitetura do espaço onde se insere, evidenciando fluxos de trânsitos, afetos e a relação que pode se estabelecer entre corpos, espaços e tecnologia. As apresentações acontecem às terças e quartas, às 19h, e na quinta, dia 18, em duas sessões: às 16h e 19h. No dia 10, após a performance, o núcleo artístico conversa com o público sobre os processos de criação de “Plano Sequência / Take 2” e a obra que o antecede, “Take a Deep Breath” (2016).

(Foto: Silvia Machado)

“Plano Sequência / Take 2” se situa na intersecção entre ato, performance, espetáculo de dança e gravação de filme. Essa forma de fusão de linguagens aponta para um campo ainda pouco explorado, que a Companhia desenvolve desde 2015 e define como Coreocinegrafia, contando mais recentemente com a parceria do cineasta Heitor Dhalia (‘O Cheiro do Ralo’/2006, ‘À Deriva‘/2009, ‘On Yoga‘/2017). A dramaturgia se dá pela vivência no espaço, pela utilização das técnicas que permeiam a dança e o cinema e pelo desejo intuitivo de registrar uma ação.

Em cena, oito intérpretes dançam, filmam, operam equipamentos e apoiam-se mutuamente na construção do acontecimento. O público pode assistir, em tempo real, a gravação de um filme em plano sequência (sem cortes), cujas cenas se encadeiam fluidamente e estão baseadas em coreografias, jogos cênicos e improvisações orientadas.

“Plano Sequëncia / Take 2” é um convite a mergulhar no interior dos mecanismos que sustentam uma ficção, e se reconhecer, coletivamente, como parte de um plano maior de eventos. “No processo artesanal deste acontecimento, o erro, a precariedade, a solução e a dissolução de questões são matéria base para a criação. Ao utilizarmos a manipulação da câmera como gatilho disparador, percebemos as forças coreográficas que regem a execução de um plano que, na linguagem do cinema, corresponde a um intervalo de tempo em que um quadro – uma imagem – permanece sendo captado”, afirma Marina Matheus, assistente de direção da Companhia.

Por “Plano Sequência / Take 2”, a Jorge Garcia Companhia de Dança recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança, e indicação ao Prêmio Governador do Estado de melhor coreografia de 2017.

Conversa e videoinstalação

Na conversa do dia 10, após a apresentação, o elenco irá explanar os aspectos principais que estruturam uma Coreocinegrafia – termo utilizado pela Jorge Garcia Companhia de Dança para definir um campo de investigação em dança e cinema – e sobre os caminhos que apontam para a redefinição de concepções do que pode ser dramaturgia na intersecção entre essas linguagens, tendo como ponto de partida as experiências sobre os processos de criação de “Plano Sequência / Take 2” (2017) e “Take a Deep Breath” (2016).

Durante todo o período de apresentações, acontece no espaço expositivo a videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”, com vídeos curta-metragem em plano sequência, que mostram em looping recortes do filme produzido pela Jorge Garcia Companhia de Dança em residência artística na Casa das Caldeiras. Criada como um dos braços da parceria da Cia. com o cineasta Heitor Dhalia, a instalação traz imagens que transitam entre o realismo e a ficção, num cenário em constante reconstrução, atravessado pelo tempo e pelos corpos.

As ações integram o projeto ‘Plano Sequência / Take 2’, contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo “Plano Sequência / Take 2” – Jorge Garcia Companhia de Dança

De 9/4 a 17/4 (terças e quartas, 19h) e dia 18/04 (quinta, 16h e 19h)

*Dia 10/4, conversa pública após apresentação.

Videoinstalação “Plano Sequência / Take 2”

Até 19/4 (segunda a sexta, das 9h às 21h30; sábados, das 10h às 18h)

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo (próx Estação Tiradentes do Metrô – Linha Azul)

Tel: 11 3222-2662

Ficha técnica

Direção geral: Jorge Garcia | Assistência de direção: Marina Matheus |Interpretação:GiuliLacorte, Mainá Santana, Manuela Aranguibel, Marina Matheus | Artistas convidados: Felipe Teixeira, Mariana Molinos e Jonatan Vasconcelos  Execução da performance musical ao vivo: Eder “O” Rocha | Trilha sonora original: Eder “O” Rocha e Jorge Garcia Companhia de Dança | Design de Luz: Ari Buccioni| Figurino: Jorge Garcia Companhia de Dança | Aulas de Yoga: Mariana Maia e Marina Matheus | Aulas de Tai Chi e Kung Fu: Mariana Molinos | Aulas de Dança: Jorge Garcia I Design Gráfico: Felipe Teixeira | Midias Sociais – GiuliLacorte | Registro em Foto: Leandro Moraes eSilvia Machado |Assessoria de Imprensa – Elaine Calux /Assistente de produção: Gabriela Branco |Produção: Cristiane Klein e Juliana Vinagre (Dionísio Produção).

Sair da versão mobile