A partir do dia 25 de abril, as salas expositivas da Estação Cultura vão receber a mostra “Arte que nos une”, com obras dos artistas Claudia Orlandini, Lucia Piantoni e Tiago Cesar.
Linguagens e técnicas diferentes se reúnem em torno da arte, o laço comum que os une. Os trabalhos aparecem interligados pelo seu caráter emocional, presente nas obras impregnadas de memórias.
Tiago César traz retratos com rostos em acrílicos e esculturas, suas obras têm como característica traços enérgicos e cores vibrantes.
Claudia Orlandini vai expor bordados com formas arredondadas e oscilantes, como ondas que vão e vem. Seu trabalho está muito ligado à busca do encontro com a energia da criança interior.
Lúcia Piantoni traz desenhos e pinturas que retratam o balé e a dança, tema tão presente em sua formação e atuação como bailarina em Campinas. “A dança é parte de quem sou, e nessa exposição eu interpreto através dos meus desenhos”.
Bailarina e professora de formação, a artista Lúcia Piantoni sempre teve as artes plásticas como paixão que ressurgia a cada momento de sua vida.
Nos últimos anos assume as artes plásticas como sua principal atividade e desde então dedica-se a desenhos e esculturas, tendo sempre o corpo humano e o movimento como seu principal foco de interesse.
Nessa exposição, Lúcia reúne seus estudos recentes em técnicas variadas, incorporando o ballet e seus encantos como linha condutora de seus pensamentos e sua perspectiva de vida.
Formada em Artes Plásticas pela PUC Campinas, Claudia Orlandini desenvolve seu trabalho em argila (esculturas), desenhos em lápis de cor, pintura em tecido e bordado à mão.
Em 2015 expôs individualmente pela primeira vez , na Casa de Cultura, na cidade de Matão-SP, (onde morou na infância). A exposição chamava- se “A menina de Dentro” onde apresentava o contexto e a trajetória da sua criança interior, traduzidos em telas, bonecas de pano e em outros objetos.
Tem participado de exposições coletivas em Campinas onde se nota em seus trabalhos a presença constante de cores vibrantes, movimentos ondulados e linhas sinuosas.
Tiago César começou a desenhar quando ingressou na faculdade de arquitetura. O Desenho, Pintura e a Escultura fazem parte da vida do artista que encontra neles a sua forma de expressão e realização. Os cursos de pintura e também os experimentos autodidatas fizeram o artista seguir o caminho da criação nas tintas e no desenho. Em 2015, aprimora seus traços para desenho humano e caricatura. Em sua trajetória, Tiago César possui exposições e algumas premiações e participações em Salões de Artes do Estado de São Paulo.
A mostra que tem curadoria do artista João Bosco é uma ação conjunta entre a Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação e a Usina Geradora.
O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.
A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)
“Arte que nos Une”
Curadoria: João Bosco
Expositores: Claudia Orlandini, Lucia Piantoni e Tiago Cesar
Abertura: 25 de abril de 2019
De 25 de abril a 13 de maio
De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das 10h às 20h
Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação
Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N
Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050