Decisão arbitrária e inconstitucional que proíbe Lula de dar entrevista é revista pelo STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai liberar o ex-presidente Lula para dar entrevistas aos veículos que pediram autorização para falar com ele na prisão, como Florestan Fernandes Júnior, do El País, que faz parte da rede Jornalistas pela Democracia, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. A decisão foi noticiada por Mônica Bergamo em sua coluna.

(foto ricardo stuckert)

As entrevistas de Lula foram barradas em caráter liminar em setembro do ano passado pelo ministro Luiz Fux, que suspendeu uma autorização que havia sido concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, também proibiu a entrevista.

Ainda nesta quinta-feira 18, o El País publicou artigo dos jornalistas Florestan Fernandes Júnior e Carla Jiménez em que cobravam a liberação do STF para a entrevista. Os jornalistas lembram que em meio a este consenso em torno da liberdade jornalística, por conta da decisão do ministro Alexandre de Moraes, em parceria com Toffoli, de mandar tirar do ar reportagem da revista Crusoé, do site O Antagonista.

“Por duas vezes, em setembro e outubro do ano passado, esse direito foi conferido em despacho do ministro do STF Ricardo Lewandowski. E, por duas vezes, foi negado pelos também ministros do STF Luiz Fux e Antonio Dias Toffoli. Os dois alegaram, na época, que a entrevista de Lula poderia confundir o processo eleitoral, levando eleitores pouco atentos a acreditar que Lula seria candidato”, dizem.

A decisão é tomada pouco tempo depois do recuo do ministro Alexandre de Moraes sobre a censura a site. “Comprovou-se que o documento sigiloso citado realmente existe, apesar de não corresponder à verdade o fato que teria sido enviado anteriormente à PGR para investigação”, anotou o ministro ao revogar sua decisão. (do 247)

Recent Posts

MPT calcula reparação de R$ 1,7 milhão para mulher mantida em trabalho análogo à escravidão por 49 anos

(imagem mpt) Uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com o…

29 minutes ago

Flávio Bolsonaro burlou legislação eleitoral em Americana, denuncia vereadora

(foto divulgação rede social) Nem começou a campanha eleitoral e o diretório municipal do PSOL…

18 hours ago

Ciclo de cinema e psicanálise exibe Girl, filme sobre transexualidade dirigido por Lukas Dhont

(imagem reprodução divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no dia…

19 hours ago

Autonomia ameaçada: reforma tributária reacende debate sobre o financiamento das universidades paulistas

(foto valdir r almeida - ccl) .Por Marco Pinotti. Com o fim gradual do ICMS,…

2 days ago

Mostra Entre Gavetas e Aparições evoca afeto e vida simples

(arquivos pessoais Montagem Marta Fontenele) Artistas visuais, Toten, João Bosco e Marta Fontenele reúnem arte…

2 days ago

Show de Assucena e Catho abre programação do Mês do Orgulho LGBT+ em Campinas

(foto sillas h - divulgação) Arte, representatividade, diversidade e ocupação cultural celebram o Mês do…

2 days ago