Vereador repudia texto de juíza que pressupõe que bandidos têm pele, olhos e cabelos escuros

O vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas, afirmou que sentença da juíza Lissandra Reis Ceccon, da 5ª Vara Criminal de Campinas, configura racismo e é discriminatória.

(foto divulgação ass. camara)

uma sentença, a juíza escreveu que “o réu não possui estereótipo padrão de bandido, possui pele, olhos e cabelos claros, não estando sujeito a ser facilmente confundido”. A juíza seguiu o entendimento da testemunha que reconheceu o acusado por entender que ele ‘não era igual aos outros bandidos’.

O vereador enviou ofício ao Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco referente à declaração da Juiza Lissandra Reis Ceccon da 5° Vara Criminal de Campinas.

“Essa é uma atitude que se configura como racista e discriminatória pois pressupõe que os criminosos têm pele, cabelo e olhos escuros, ou seja, são negros”, comentou o vereador.

No documento solicita ao Desembargador que tome as providências cabíveis e pede ainda agendamento de reunião com ele, juntamente com entidades de defesa dos Direitos Humanos e Combate ao Racismo para tratar desse assunto. (Com informações de divulgação)

Recent Posts

Sonho de voar impulsiona o premiado solo de dança contemporânea ‘Colibri’

(foto mars selva - divulgação) O espetáculo “Colibri”, solo de dança contemporânea criado, interpretado e…

4 hours ago

Feverestival abre venda de ingressos para espetáculos e inscrições para oficinas

"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto alécio cezar - divulgação) O Feverestival –…

8 hours ago

Estação Cultura recebe a Feira Cult, com mais de 100 expositores, pintura ao vivo e oficinas

(foto divulgação) Campinas recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho mais uma edição…

12 hours ago

Operação do Gaeco investiga ligação de policiais civis de Campinas com PCC

(imagem pcsp) O Ministério Público de São Paulo faz na manhã desta terça-feira (9) a…

13 hours ago

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

1 day ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

1 day ago