Pesquisa desenvolve película para embalagem comestível sabor morango, maracujá e pimentão

Presquisadores brasileiros desenvolveram uma película para embalagem comestível de sabores de maracujá, morango, mamão e pimentão. A película é resultado de mais de uma década de pesquisas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).

(foto samuel vasconcelos – embrapa)

A pesquisa surgiu da necessidade de reduzir as perdas de frutas e hortaliças no Brasil, que gira em torno de 40% do total produzido. Antes a pesquisa usava apenas a polpa da fruta para produzir a embalagem, nessa etapa de desenvolvimento, praticamente tudo foi aproveitado, incluindo a casca.

“A proposta é o reaproveitamento de frutas e hortaliças, em formato de película, para servir como alimento e aumentar o tempo de vida desses produtos em até dois anos”, diz o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, o engenheiro de materiais José Manoel Marconcini.

As películas comestíveis serão apresentadas na Anufood Brazil, uma feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. No evento, que será realizado de 12 a 14, no São Paulo Expo, serão apresentadas embalagens comestíveis de sabor morango, maracujá, mamão e pimentão,

Recent Posts

Flávio Bolsonaro destinou R$ 200 mil para condenado no assassinato de Marielle Franco

(foto beto barata - ag senado) O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) destinou quase R$ 200…

13 hours ago

60+ em Foco: festival chega a Campinas em sessões no Cineclube Terracota e Pavão Cultural

(foto divulgação) Campinas recebe, entre quarta e sexta feira, 23, 24 e 25 de setembro,…

21 hours ago

Músico campineiro Luccas Soares lança seu primeiro EP e clipe dedicado à relação pais e filhos

Luccas Soares com os filhos João Luccas e Rebeca (foto arquivo pessoal) A relação entre…

21 hours ago

Exposição em São Paulo faz homenagem ao Padre Júlio Lancellotti

(imagem divulgação) Muitas vezes, a relação que a sociedade estabelece com a população em situação…

22 hours ago

‘Nasci pra ser Dercy’, com Grace Gianoukas, mostra a mulher e a artista por trás da personagem

(foto divulgação) "Nasci pra ser Dercy" coloca em cena uma atriz diante de um desafio:…

22 hours ago

Série ‘Conduzindo Paulo Freire’ percorre memórias de viagens com o educador

(foto reprodução) Para marcar os 105 anos do nascimento de Paulo Freire, a Faculdade de…

23 hours ago