Memória coletiva da Ditadura Militar no Chile é tema do espetáculo ‘Villa’

A memória coletiva sobre a Ditadura Militar no Chile (1973-1990) é tema do espetáculo Villa, do premiado dramaturgo e diretor chileno Guillermo Calderón e que será apresentado nessa sexta-feira, 8, às 20h, no Teatro do Sesc Campinas. Na trama, três mulheres discutem o que fazer com a Villa Grimaldi, um centro de tortura e extermínio no regime do ditador chileno Augusto Pinochet (1915-2006). O fio condutor é uma urna, onde o voto ganha força.

(Foto: Leekyung Kim)

No centro da trama estão as mulheres refletindo sobre suas escolhas e trajetórias. Discussões como dilemas atuais de organizações de direitos humanos e o presente dos espaços ligados à violência do Estado também são abordados. Calderón inclui no texto falas sobre os espaços de memória, aquilo que escolhemos como memória e o que aprendemos como memória coletiva de um povo; sobre como são feitas as edições que geram a história; e por quem a nossa história coletiva vem sendo construída, lembrada e contada.

De acordo com Diego Moschkovich, diretor do espetáculo, todas as discussões trazidas pelas figuras em cena são reais e ocorreram na história. Nesse sentido, a encenação busca trabalhar, também, com documentos (reais e imaginados) que possam criar algumas camadas e ligações da peça com as lutas por memória, verdade e justiça.

Os ingressos, a partir de R$ 5, podem ser adquiridos no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Texto: Guillermo Calderón / Tradução: Maria Soledad Más Gandini / Historiadora: Sonia Brandão/ Direção: Diego Moschkovich / Assistente de direção: Diego Chillio / Elenco: Flávia Strongolli, Rita Pisano e Angela Ribeiro / Iluminação e vídeo: Amanda Amaral / Trilha Sonora: LP Daniel / Figurino: Diogo Costa / Cenografia: Flora Beloti / Produção executiva: Iza Marie Miceli / Produção: Bia Fonseca

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago