O Teatro Arte e Ofício (TAO) deve receber cerca de 100 alunos em 2019 que terão a oportunidade de estudar a arte dramática em um dos palcos mais tradicionais de Campinas que completa 35 anos em dezembro e já teve a presença de artistas como Paulo Autran, Laura Cardoso, dentre outros. É nesse espaço que serão acolhidos adultos, crianças e adolescentes para três cursos que estão com inscrições abertas e serão ministrados pelo grupo Os Geraldos, que realiza um trabalho de criação artística, circulação de espetáculos e formação de atores, sobretudo no interior paulista, há mais de 10 anos.
Com propostas bem distintas, os três cursos têm em comum o fato de as aulas acontecerem dentro de um teatro de verdade, com palco de madeira, urdimento, refletores, equipamentos de som, camarins, cabine técnica e poltronas herdadas do Theatro de São Pedro, além de uma biblioteca de textos dramáticos. Essa infraestrutura potencializa a aprendizagem, ao familiarizar o aluno com o ambiente teatral e apoiá-lo com esses recursos técnicos.
O Curso de Formação de Atores, que está em seu quinto ano consecutivo, é voltado a jovens e adultos e tem como fim uma formação que aborde os principais componentes das artes cênicas, tendo, como perspectiva estrutural, o trabalho do ator. Composto por seis disciplinas obrigatórias e um programa de estágio orientado (opcional), o curso proporciona uma formação que, ao integrar o desenvolvimento de habilidades artísticas e gestoras, direciona-se para o exercício da prática teatral, não só sob a perspectiva do trabalho do ator, mas da produção que lhe é necessária.
Quanto ao Curso Livre, com uma carga horária reduzida (acontece só aos sábados de manhã), tem uma primeira etapa mais voltada a uma instrumentalização do aluno, com a prática de jogos teatrais, improvisação e construção de personagem, para, na segunda etapa, viverem a montagem de um espetáculo teatral.
Para as crianças (de 8 a 12 anos), o curso pretende oferecer uma iniciação ao teatro, também partindo da prática de jogos (corporais e vocais), com o objetivo de encaminhá-la ao universo teatral de maneira lúdica. Estimula expressividade, concentração, capacidade psicomotora, imaginação e todo potencial criativo próprio da infância, contribuindo para a composição de sua identidade futura. Serão oferecidas turmas no período da manhã e da tarde.
As aulas serão ministradas por atores do grupo Os Geraldos, fundado em 2018. Nesses 10 anos de trajetória, o grupo já apresentou seu repertório em mais de 70 cidades, de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru. Recebeu 43 prêmios e, em 2017, foi indicado ao Prêmio Governador do Estado, na categoria Territórios Culturais, reflexo do trabalho formativo que desenvolve em paralelo à criação e circulação de seus espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento de artistas e grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.
As inscrições para o Curso Livre e o Curso de Teatro para Crianças são as que se encerram primeiro, no dia 7 de março (inscrições no link http://www.osgeraldos.com.br/portfolio/cursos-livres-de-teatro/). Para o Curso de Formação de Atores, há processo seletivo, e as inscrições seguem abertas até 24 de março. Mais informações e inscrições devem ser acessadas pelo link: http://www.osgeraldos.com.br/portfolio/curso-de-formacao-de-atores/
(Carta Campinas com informações de divulgação)
Teatro Arte e Ofício – Rua Conselheiro Antônio Prado, 529, Vila Nova, Campinas – SP
Mais informações: www.osgeraldos.com.br | cursososgeraldos@gmail.com | (19) 99276-7571 ou 3327-1605
(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…
(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…