Exposição ‘Novas Impressões das Artes Gráficas’ traz obras do artista visual gráfico Paulo Duarte

Será aberta no dia 14 de março, no Museu da Imigração de Santa Barbara D’Oeste, a exposição “Novas Impressões das Artes Gráficas”, do artista visual gráfico Paulo Duarte. Na exposição, os visitantes conhecerão as obras da série “Notáveis de todos os tempos”, composta de dez figuras que retratam personalidades notáveis, como Carmen Miranda, Marilyn Monroe, Charlie Chaplin, Adoniran Barbosa, Salvador Dalí, dentre outros, representados por meio da técnica “Cartgravura”, de autoria do próprio artista, além de oito trabalhos que trazem como tema a figura humana, por meio de outra técnica desenvolvida por Paulo Duarte, denominada “Kromia”.

Carmen Miranda, de Paulo Duarte

A abertura da exposição contará com palestra do artista, que esclarecerá sobre o desenvolvimento das novas técnicas e da importância delas para a arte brasileira, como poderá ser observado nas obras desta mostra. Paulo Duarte falará a respeito das Artes Gráficas, da gravura, da impressão digital e de seu processo criativo como artista. A técnica Cartgravura é um novo conceito em gravura e é representada por 10 obras abordando a figura humana como tema, sendo resultado do trabalho de Paulo Duarte em sua caminhada artística na procura de sistematizar novas formas de expressão no processo histórico, de forma intensa, múltipla, multifacetada e envolvente.

Esse seu processo criativo já trouxe ao cenário das artes a técnica inovadora na arte da pintura denominada KROMIA, que proporciona inúmeras possibilidades de pintura em suportes os mais diversos, revelando cores, tons e formas de maneira única. Essa técnica modificou os conceitos de pintura gráfica nos últimos vinte anos. Agora, com a “CARTGRAVURA”, o artista inova, incorporando a pesquisa para transformação de seu projeto de Arte Gráfica, no qual cada desenho e gravura constitui a materialização desse processo contínuo de pesquisar. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: “Novas Impressões das Artes Gráficas.” Série: “Notáveis de todos os tempos”, por meio da técnica Cartgravura e “Figura humana por meio da técnica Kromia, pinturas.”

Abertura: 14/03/2019, às 20h

Período da mostra: 14 a 29 de março de 2019

Horário de visitação pública: De terça a sábado, das 9 às 17h

Local: Museu da Imigração de Santa Barbara D’Oeste, Praça Nove de Julho, Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara D’Oeste-SP

Recent Posts

Com espetáculos, oficinas e workshop, festival coloca em destaque a arte drag em Campinas

(foto rooh cordeiro - divulgação) Entre os dias 31 de julho e 9 de agosto,…

6 hours ago

Atlas da Mobilidade prova que a Educação muda a vida das pessoas para melhor

(imagem reprodução) O desprezo e o ataque da extrema direita à educação não é apenas…

7 hours ago

Blues Etílicos traz a Campinas a turnê que marca seus 40 anos de carreira em show gratuito

(foto divulgação) A banda Blues Etílicos desembarca em Campinas no dia 1º de agosto para…

7 hours ago

Nina Neder y Los Peregrinos percorrem a música latino-americana em ‘Boleros para una Primavera’

(foto divulgação) Nina Neder y Los Peregrinos sobem ao palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras…

9 hours ago

Semana da Capoeira de Campinas tem programação gratuita, com rodas, vivências e debates

(foto anderson segundo - divulgação) Campinas foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a…

10 hours ago

Café Filosófico retoma gravações discutindo sexo e relacionamentos

Carmita (foto timbro divulgação) Com curadoria de Carmita Abdo, módulo de agosto aborda os impactos…

24 hours ago