Deputados derrubam decreto do governo Bolsonaro que facilitava corrupção

Em votação simbólica, a Câmara aprovou hoje (19) o projeto de decreto legislativo (PDL) 3/19, de Aliel Machado (PSB-PR), que suspende os efeitos do decreto 9.690/19, que permitia ocupantes de cargos comissionados (cargos políticos de confiança) classificar informações públicas nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto. O texto segue agora para o Senado.

(foto jose cruz -ag brasil)

Criado pelo governo Bolsonaro, logo que assumiu o mandado, o decreto 9.690/19 facilitava a prática de corrupção porque permitia que um simples militante de partido político, ocupando cargo temporário e comissionado, estabelecesse sigilo da informação.

A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), uma conquista da população brasileira durante o governo de Dilma Rousseff (PT) e que garantia certa transparência do governo, não permite a delegação da competência de classificação como ultrassecreta e secreta.

Na lei aprovada durante o governo petista, a classificação de informações públicas como ultrassecretas era exclusiva do presidente e do vice-presidente da República, ministros e autoridades equivalentes, comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas no exterior.

Para Aliel Machado, o governo Bolsonaro extrapolou os limites da lei que autoriza a regulamentação. “Em um momento de combate à corrupção, em que se descobrem as ações dentro das administrações públicas, o decreto aumenta o número de pessoas que podem classificar os documentos de secretos e ultrassecretos”, afirmou.

Com Aliel Machado, assinaram o projeto os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Weliton Prado (Pros-MG), João H. Campos (PSB-PE) e Danilo Cabral (PSB-PE). O relator da proposta, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), apresentou parecer favorável em Plenário.

Recent Posts

Licitação do transporte: base governista barra pedido para investigar o prefeito Dário e o vereador Higor Diego

Vinicíus Riverete, Dário Saadi e Fernando de Caires (foto divulgação - emdec) A Câmara Municipal…

6 minutes ago

Ponte Esqueleto em Limeira foi interditada, mas empresários pressionaram por abertura

(imagem de vídeo reprodução redes sociais) A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério…

13 hours ago

Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas divulga programação; confira

"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto divulgação) O Feverestival - Festival Internacional de…

15 hours ago

Vera Fischer Era Clubber traz a Campinas sua mistura de punk, eletrônico e poesia urbana

(foto divulgação) A cena musical independente brasileira ganha destaque no palco do Sesc Campinas na…

20 hours ago

Mais de 40 países, em todo mundo, buscam proibir redes sociais para menores

(imagem ron lach- ccl) Governos do mundo todo estão tentando limitar o acesso de crianças…

23 hours ago

Base Estelar Campinas debate volta do homem à Lua na 50ª Convenção de Ficção Científica

(foto divulgação - nasa) A Base Estelar Campinas promove no próximo sábado, 20 de junho,…

23 hours ago