Categories: Cultura

Cineclube Outubro realiza curso ‘Introdução à história do cinema mundial’

O Cineclube Outubro, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) e o Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa da Rede Municipal de Ensino de Campinas (CEFORTEPE), realizará no primeiro semestre de 2019 o curso “Introdução à história do cinema mundial”.

As inscrições são gratuitas e haverá certificação para frequência mínima de 75% das aulas.

As inscrições podem ser feitas por meio do endereço http://gg.gg/historiadocinemamis . Veja abaixo mais informações:

Ementa: Com caráter abrangente e panorâmico, o curso visa proporcionar conhecimentos básicos para quem tem interesse no cinema como arte e expressão cultural humana. Tratará da produção cinematográfica ocidental, das origens ao início da década de 1960. Abordará aspectos da linguagem e estética que marcaram as primeiras experiências de filmagens, as vanguardas europeias e as principais produções hollywoodianas da primeira metade do século XX. A cada encontro será exibido e discutido um filme.

Carga Horária Total: 68 horas

Carga Horária Semanal: 4h, sendo 3h presenciais e 1h nãopresencial

Nº de Encontros: 17

N° Vagas: 40 

Obs. 20 vagas são reservadas para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e as inscrições serão feitas conforme publicação em DOM a ser realizada pelo Cefortepe. As demais vagas (20) serão abertas a outros interessados e as inscrições serão feitas através do link abaixo.  Neste caso, se o número de inscritos exceder o limite estabelecido, a prioridade será para os associados das entidades parceiras ou ativistas dos movimentos sociais com interesse em trabalhar com cineclubes.

Dia e Horário: 3ª feira, das 19h às 22h

Início: 12 de março

Local: MIS Campinas (Rua Regente Feijó, nº 859 – Centro)

Período de inscrições: 28 de janeiro a 4 de março.

Confirmação de selecionados: 5 de março

Mais informações no e-mail: cineclubeoutubro@gmail.com

Cronograma do curso:

DataAssuntoFilme
12/3O cinema e a construção histórica de sua linguagemOs pioneiros do cinema: Lumière/Meliès/ Porter
19/3O cinema e a construção histórica de sua linguagemNascimento de uma nação (D. W. Griffith, 1915, 120 min)
26/3O cinema e a construção histórica de sua linguagemIntolerância (D. W. Griffith, 1916, 180 min)
2/4Vanguardas europeias –expressionismo alemãoO gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920, 77 min))
9/4Vanguardas europeias – Surrealismo francêsO cão Andaluz (Luís Buñuel, 1929, 15 min)
16/4Vanguardas europeias – Surrealismo francêsA idade do ouro (Luís Buñuel, 1930, 60 min)
23/4Vanguardas europeias – Impressionismo francêsA queda da casa de Usher (Jean Epstein, 1928, 85 min)
30/4Vanguardas europeias – Construtivismo russoO encouraçado Potenkin (Sergei Eisenstein, 1925, 72 min)
7/5Vanguardas europeias – Construtivismo russoO homem com a câmera (Dziga Vertov, 1929, 66 min)
14/5O realismo poético francês dos anos 1930O Atalante (Jean Vigo, 1934, 87 min)
21/5A idade de Ouro de HollywoodRelíquia macabra (John Houston, 1941, 100 min)
28/5A idade de Ouro de HollywoodNo tempo das diligências (John Ford, 1939, 97 min)
4/6Cinema ModernoCidadão Kane (Orson Welles, 1941)
11/6Neo-realismo italianoRoma: Cidade aberta (Roberto Rossellini, 1945, 105 min)
18/6Neo-realismo italianoLadrões de bicicleta (Vittório de Sica, 1948, 93 min)
25/6Nouvelle VagueAcossado (Jean-Luc Godard, 1960, 89 min)
2/7Nouvelle VagueOs incompreendidos (François Truffaut, 1959, 93 min)

Referências Bibliográficas:

MASCARELLO, Fernando. Campinas: Papirus, 2011.
Serão indicados sites e Blogs especializados em cinema como fonte de acesso a filmes e bibliografias. Entre eles: Site da Revista REBECA – Revista Brasileira de Cinema e Audiovisual, Blog AdoroCinema, Blog Cinetoscopio,  Blog Tudo Sobre Seu Filme, Blog Cineplot e outros. 

Promoção: Cineclube Outubro/MIS Campinas e CEFORTEPE (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação da Secretaria Municipal de Educação de Campinas)

Parcerias: Fundação Maurício Grabois (FMG); Sindicato dos Professores de Campinas e Região (SINPRO); Associação dos Professores da PUCC (APROPUCC); Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp); Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Sindicatos dos Trabalhadores da Unicamp (STU).

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago